CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Ação de prevenção a raiva canina e felina

Término

6 de novembro de 2022 - 17:00

Postos de Cruz Alta/RS   Ver no Mapa

A raiva é uma doença infectocontagiosa viral cosmopolita, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), causando quadro de grave encefalite. Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, com letalidade de 100%, com graves impactos econômicos e na saúde pública (ARAÚJO, 2000).

No ciclo urbano, cães e gatos constituem-se nas principais fontes de infecção, sendo que para o ser humano, os maiores transmissores urbanos são os cães e os quirópteros, enquanto para os herbívoros o morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da doença. Das várias zoonoses que o cão e o gato podem transmitir aos seres humanos, a raiva é a que mais merece atenção.

Para a manutenção do controle epidemiológico é necessário que sejam desenvolvidas anualmente as campanhas de vacinação antirrábica. O objetivo da ACÃO DE PREVENÇÃO é o de estabelecer, em curto espaço de tempo, uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina de uma comunidade e o comprometimento das populações felina e humana.

Nos dias 05 e 06 de novembro 2022, serão disponibilizados 10 postos de vacinação, para que os tutores levem seus caninos e felinos para a imunização contra raiva. A ação será desenvolvida pelos discentes do curso de Medicina Veterinária com o auxílio de docentes do curso, no município de Cruz Alta.

Inscrições:

Até 06/11

Certificado:

Sim, de participante com controle de frequência

Carga horária máxima prevista:

16h – Aluno Colaborador

Público alvo:

Alunos do Curso de Medicina Veterinária da UNICRUZ

Promoção:

Curso de Medicina Veterinária

Click to listen highlighted text!