IV Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade

VALOR
R$ 10,00

Início

8 de junho de 2022 - 19:30

Término

10 de junho de 2022 - 22:00

LOCAL

Transmissão YouTube Unicruz Play   Ver no Mapa

IV Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade; III Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica; II Seminário Internacional de Teoria Crítica, Estudos Culturais e Descoloniais

 

O IV Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade parte da perspectiva de que o mundo não está dado, que é preciso interpretá-lo através da relação, da “conversa” entre os sujeitos, na abertura aos diferentes “eus” que comparecem na definição deste mundo. A autonomia e a racionalidade humana, conquistas fundamentais da modernidade, deverão ser garantidas, mas já não mais autorreferenciadas, tomando a linguagem como pressuposto, onde os sujeitos encontram-se num processo constante de constituição do mundo humano por meio da conversação sempre aberta com o outro. A verdade manifesta-se na linguagem, na palavra, que é sempre interpretação, e interpretação aberta e inacabada, num encontro de palavras em contextos.

O Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, desde sua primeira edição em 2018, tem assumido, por assim dizer, o caráter da condição humana, linguisticamente interpretada, por meio de um longo desvio pelas obras da cultura milenarmente constituídas, enquanto possibilidade de compreensão e renovação do mundo comum, objetivando:

  • Oferecer uma visão ampla das principais expressões hermenêuticas numa perspectiva interdisciplinar;
  • Possibilitar espaço de discussão de variadas perspectivas linguísticas, enquanto compreensões do mundo contemporâneo;
  • Fomentar o debate científico em torno da constituição humana por meio da relação entre hermenêutica e linguagens.

A III Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica se insere na estrutura do evento, oportunizando, em tempos de pandemia, condições para a apresentação de pesquisas de forma virtual e para a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da Unicruz e de outras instituições.

O II Seminário de Teoria Crítica, Estudos Culturais e Descoloniais constitui uma instância de debate sobre as obras de pensadores que firmam uma posição de independência e de crítica em relação à teoria tradicional, no sentido em que Max Horkheimer aborda essa distinção. Vislumbra-se a necessidade da construção de um aporte teórico que leve em consideração as contribuições de autores que, tomando por pressuposto teórico-metodológico o materialismo histórico, pretendem avançar na discussão sobre os limites socialmente estabelecidos para a emancipação humana e, se há, quais as maneiras de superá-los. Já os Estudos Culturais combinam diferentes disciplinas, como a teoria social, a crítica literária, o cinema e a filosofia para analisar os fenômenos culturais em meio à diversidade da sociedade contemporânea. O evento também se dedica a refletir sobre os elementos da monoculturalidade europeia que tensiona e influencia os espaços urbanos e rurais na modernidade, bem como discutir os princípios que, integrados à perspectiva da interculturalidade, orientam o desenvolvimento equitativo voltado à superação das desigualdades de poder e de saber existentes entre as culturas, possibilitando o enfrentamento dos processos de raiz colonial que forjam identidades. Os temas que perpassam essas perspectivas de pesquisa e de atuação social se referem a questões como a ideologia, a etnia, a identidade, o gênero e a classe social, analisando esses temas à luz das perspectivas da Teoria Crítica, dos Estudos Culturais e Descoloniais. Busca-se, com isso, promover a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da UNICRUZ e de outras instituições que pesquisam essas temáticas. As reuniões de trabalho e as conferências serão realizadas a partir dos recursos virtuais de comunicação.

 

 Inscrições:

Até 07/06 – como ouvinte

R$ 10,00

 

Trabalhos:

Envio até – 30/05

Prorrogado até: 05/06

 

Divulgação dos trabalhos aprovados e

salas de apresentação:

06/06

Download: BREVE AQUI

 

Certificados:

Sim, de participante – com controle de frequência

Sim, de trabalhos aprovados e apresentados

 

Carga horária prevista:

12hs

 

Promoção:

Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social

Accessibility
Click to listen highlighted text!