II Semana Feminista e II Mostra Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Feminismos

VALOR
R$ 15,00

Início

6 de outubro de 2021 - 19:00

Término

8 de outubro de 2021 - 22:00

LOCAL

Ambiente Virtual Google Meet e Canal YouTube Unicruz Play

A Semana Feminista, em sua segunda edição, parte da perspectiva de que a sociedade foi construída, estruturalmente, por meio de relações desiguais de gênero, sendo, portanto, de extrema urgência que sejam combatidas as desigualdades ainda tão presentes na sociedade.

Este evento busca possibilitar que as mulheres tenham, além de protagonismo, um espaço de debate e discussão que possibilite reflexões sobre variados assuntos, que tenham o objetivo de reconstruir as relações de gênero de forma igualitária, a partir de uma perspectiva feminista.

Por este viés, serão realizadas reflexões acerca da condição sociocultural da mulher na sociedade contemporânea, norteada por diversas violações aos seus direitos humanos, além de questões referentes à interseccionalidade, que transcendem o próprio Direito e abarcam uma perspectiva transdisciplinar. Nesse contexto, a universidade tem um papel transformador, ao proporcionar um espaço participativo, reconhecendo a situação de vulnerabilidade social das mulheres, o que justifica a relevância e a pertinência do evento aqui proposto. Além de fornecer estímulos para a reestruturação da sociedade, de forma mais igualitária, possibilitando a qualificação de profissionais e cidadãos atuantes em sociedade.

A II Semana Feminista tem como objetivos:

– Oferecer uma visão ampla das principais expressões relacionadas a desigualdade de gênero, dentro de uma perspectiva interdisciplinar;

– Possibilitar espaço de discussão acerca dos aspectos que envolvem a exclusão das mulheres do espaço público e político, de forma a identificar as complexidades que envolvem os estudos de gênero;

– Fomentar o debate científico em torno da condição sociocultural das mulheres, a fim de promover a justiça social.

A Semana Feminista, em sua primeira edição, nasceu em um contexto de pandemia mundial, em que identificou-se que as mulheres foram muito mais afetadas, considerando os índices de aumento da violência, a tripla jornada de trabalho, além de serem as profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Em sua segunda edição, em que a pandemia ainda persiste e os dados da violência tornaram-se ainda mais visíveis, pretende-se dar continuidade e aprofundamento da temática, tendo em vista que é urgente promover ações capazes de enfrentar a desigualdade de forma contundente e combativa.

Dessa forma, por tratar-se de um evento que acontecerá inteiramente online, oportuniza-se além de palestras e conferências, condições para a apresentação de pesquisas de forma virtual e para a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da UNICRUZ e de outras instituições.

 

  Inscrições:

Até 06/10

R$ 15,00

 

Envio de trabalhos:

Até 30/09

 

Obs:

O envio de trabalho só poderá ser realizado se todos os autores estiverem inscritos

Trabalhos aprovados:

05/10 – Breve aqui

 

Apresentação dos trabalhos:

08/10 – 19h30min

 

Certificado:

Sim, de participante com controle de frequência

Sim, dos trabalhos apresentados

 

Carga horária prevista:

16h

 

Promoção:

Curso de Direito

Programa de Pós-graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social

GPJUR – Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos

NAPDH – Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos

LEPSI – Laboratório de Estudos em Práticas Socioculturais Interdisciplinares

Coletivo Feminista Angela Davis

 


Programação

Regulamento

Modelo de Artigo

Modelo de Resumo Expandido

 

 

Promoção:

Curso de Direito
PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social
GPJUR – Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos
NAPDH – Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos
LEPSI – Laboratório de Estudos em Práticas Socioculturais Interdisciplinares

Accessibility
Click to listen highlighted text!