Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa - UNATI

Término

17 de julho de 2021 - 17:00

Ambiente Virtual Google Meet   Ver no Mapa

O envelhecimento humano é um processo natural e irreversível e que nas últimas décadas tem se mostrado muito ampliado. Essa ampliação do envelhecimento é em consequência do aumento da expectativa de vida, das condições da medicina e dos cuidados, da própria qualidade de vida e consequente diminuição da mortalidade e da diminuição da natalidade. Todavia, nos dias atuais tem se enfrentado uma mudança neste cenário com o surgimento do SARS-COVID – 19, atingindo letalmente a população idosa do mundo todo. Além disso, com o isolamento social necessário em função da Pandemia percebeu-se um problema de aumento da violência doméstica, o que traz como consequência a violência estendida também para os familiares idosos.

Neste sentido, considerando a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade da UNICRUZ como um espaço de discussão das temáticas e questões sociais que afetam a população idosa tem responsabilidade social de trazer essa temática para reflexão e apresentação de possibilidades para o encaminhamento de alternativas que diminuam, amenizem ou cessem com esse comportamento de violência, negligência e falta de respeito à dignidade e direito à qualidade de vida das pessoas idosas.

Outra razão importante para a realização dessa Semana  de Combate à Violência contra a pessoa Idosa é dar visibilidade a essa problemática  para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, tendo em vista que é preciso educar as novas gerações sobre o tema, para que haja essa conscientização de que a Violência existe e que somos responsáveis pela sua erradicação.

Inscrições:

Até 14/06/2021

Vagas limitadas

Certificados:

Sim, com controle de frequência por formulário

Carga horária prevista:

12hs

Obs:

O link virtual de acesso das palestras serão enviados aos inscritos no momento oportuno.

15/06 – 14h30min

Palestra: Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – Dr.ª Silvia Virgínia Coutinho Aerosa

16/06 – 14h30min

Palestra: Convivência Intergeracional e práticas socioculturais de apoio social entre gerações – Me. Adriana da Silva Silveira

17/06 – 14h30min

Palestra: Quando os idosos se tornam objetos de tutela do Estado – Me. Sabrina Leal Veloso Pereira

Promoção:

UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade

Click to listen highlighted text!