Semana da Consciência Negra, Mostra Fotográfica e Encontro de Comunidades Quilombolas

VALOR

19 de novembro de 2020 - 09:00

Término

21 de novembro de 2020 - 11:30

Ambiente Virtual: Google Meet   Ver no Mapa

A Semana da Consciência Negra da Universidade de Cruz Alta abrange diversas atividades, tais como palestras, encontro de comunidades quilombolas, oficinas, roda de conversas e mostra fotográfica, buscando despertar a sensibilidade da comunidade acadêmica e da população em geral a fim de se discutir o critério e o propósito da igualdade étnica.

A relevância do evento se justifica em razão da persistência da desigualdade étnica apontada pelas pesquisas sociográficas, que situam a pobreza e a incidência da violência em nosso país de forma estratificada.

As comemorações, a memória e as reivindicações da Comunidade Afro-brasileira tem sido marcadas por eventos específicos na Universidade há vários anos. Em 2018, por exemplo, as atividades ocorreram entre os dias 21 e 22/11, discutindo-se o mito da igualdade racial em nosso país. Em 2019, por sua vez, ocorreu o 7º Encontro Diocesano de Comunidades Quilombolas, nas dependências da Paróquia São João Batista, da Comunidade Quilombola Vila Miloca, no município de Lagoão/RS. O tema do evento foi “Bem viver no quilombo”, tendo sido promovido pelo Quilombo Vila Miloca, Cáritas Diocesana de Cruz Alta, Paróquia São João Batista, Emater de Lagoão, Prefeitura Municipal de Lagoão e Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Foram realizadas diversas palestras, confraternização e rodas de conversa, além de uma visitação à Comunidade Quilombola e sessão de fotos dos quilombolas participantes do encontro.

Exposição de fotografias

Encontro de Comunidades Quilombolas

Promoção: Curso de Direito

Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social

Cáritas Diocesana

Click to listen highlighted text!