O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética integra o Centro de Ciências da Saúde e suas atividades iniciaram em março de 2008 oferecendo 30 (trinta) vagas anuais. A entrada de alunos, que já possuem o Ensino Médio completo, ocorre de 6 (seis) formas distintas, através de:

  • Processo Seletivo Público do Vestibular – anualmente.
  • Transferência externa, de outra Instituição de Ensino Superior, com análise de currículo e validação de disciplinas que apresentem conteúdos programáticos equivalentes.
  • Pessoas com mais de 35 anos tem ingresso legal garantido sem prestar exames.
  • Alunos na condição de “alunos especiais sem vestibular” que podem frequentar até trinta (30) créditos sem a realização de seleção pública.
  • Transferência interna, de outros cursos oferecidos pela Instituição.
  • Reingresso de alunos que interromperam seus estudos junto à UNICRUZ e desejam retomá-los.

A criação do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética vem atender às exigências da sociedade contemporânea que busca profissionais cada vez mais qualificados nas diferentes áreas de atenção ao ser humano e contribui efetivamente no atendimento das necessidades e anseios da comunidade da saúde, estética e cosmética da cidade de Cruz Alta e região.

Ocupa o Curso, desse modo, uma lacuna existente no campo de atuação dos profissionais que pretendem formar-se ou aperfeiçoar-se, colaborando para a capacitação de profissionais na área de saúde e beleza de forma a maximizar a utilização dos recursos necessários ao bem-estar.

Nesse sentido é importante destacar que o Curso contempla conhecimentos terapêuticos, profissionais e práticos visando ao entrelaçamento das disciplinas por meio da composição da matriz curricular, de forma a não estabelecer momentos estanques para cada um deles. 25 O Curso procura também atender aos avanços da ciência e da tecnologia, caracterizando a importância de sua oferta, definida em critérios de necessidade social e abrindo assim, novas perspectivas de formação de profissionais preparados para viabilizar o embelezamento, promoção, manutenção e recuperação da saúde na área da estética.

O currículo do Curso foi estruturado de forma a privilegiar o entrosamento e a consolidação gradativa do conhecimento, não dissociando o saber acadêmico da prática profissional, através da realização de múltiplas atividades voltadas para a constante integração entre ensino, pesquisa e extensão, como forma de promover a educação como um todo indissociável, assentada numa perspectiva ética e de bemestar do sujeito.

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética visa capacitar o aluno para o uso correto das técnicas, produtos e equipamentos cosméticos e dermatológicos no tratamento estético e desenvolve habilidades para a gestão dos serviços relacionados à área. Em termos de perfil, o profissional da Estética e Cosmética estará apto a definir e aplicar tratamentos estéticos corporais, faciais, capilares e anexos, favorecendo o bem-estar dos indivíduos, sendo capaz de avaliar e reconhecer os diferentes tipos de pele e cabelo, bem como a acompanhar as novas tendências de beleza, tecnologias de cosméticos, equipamentos e produtos disponíveis no mercado, além de obter noções de administração e marketing, visando o sucesso de seu empreendimento.

O profissional encontra um mercado de trabalho em expansão devido à crescente demanda pelos serviços desta área, sendo, portanto, uma área promissora e que requer investimentos não apenas de infraestrutura física, mas de conhecimentos atualizados dentro das tendências modernas.

Assim o Curso visa a habilitar o discente a reconhecer e desempenhar conscientemente técnicas científicas, dotado de capacidade intelectual e pensamento crítico-reflexivo, além de identificar problemas de pele e anexos e realizar devidos encaminhamentos aos profissionais competentes, a utilizar produtos cosméticos para fins terapêuticos, bem como equipamentos estético-dermatológicos, para fazer higienização de pele e anexos, hidratação, depilação, revitalização, peeling, drenagem linfática, maquiagem e técnicas capilares de tratamento, corte e colorimetria.