Especialização em Agropecuária Digital


Graduado em Agronomia
Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia Agrícola
Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia Agrícola
Universidade Federal de Santa Maria
Graduado em Agronomia
Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Agricultura de Precisão
Universidade Federal de Santa Maria


Coordenação de Pós-Graduação
+55 (55) 3321-1656
posgradu@unicruz.edu.br
Horários de Atendimento
Manhã / Tarde / Noite

Uma quinta revolução agrícola se aproxima, dada a grande velocidade das mudanças globais, uma revolução onde a máquina tem a capacidade de aprender (Machine Learning), de definir padrões e por si só tomar a decisão baseada em algoritmos e dados de toda natureza.

A pergunta que fica é, será que o produtor e os técnicos estão preparados para estas transformações? Independentemente do acesso ou não a conectividade, os aplicativos e meios digitais já fazem parte do nosso cotidiano. Portanto, preparar e profissionalizar todos os stakeholders (interessados) no agronegócio que se desenha, é fundamental para no futuro próximo termos a capacidade de alimentarmos 9 bilhões de seres humanos no planeta, sem obviamente nos descuidarmos do que é essencial, o cuidado e respeito aos recursos naturais e as boas práticas de manejo das áreas.

A tecnologia é um aliado fundamental para esse desafio de alimentar o mundo, mas não tem a essencialidade do ser humano e do meio ambiente em que vive. Aqui busca-se formar profissionais que tenham essa consciência crítica e que saibam se utilizar das mais avançadas tecnologias aliadas a sustentabilidade sem perder a noção do essencial. Um profissional autônomo com conhecimento tecnológico e básico consolidado, e que, a partir destes, possa por si só tomar as melhores decisões baseado em dados e não em achismos. Que consiga de certa forma inter-relacionar os conhecimentos e a partir deles chegar as melhores soluções dos problemas e até mesmo em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras.

Diferencial do curso: Único curso da região na área de agricultura digital, possuindo ainda estrutura física para o desenvolvimento de experimentos de campo (Área Experimental).

Público alvo: Engenheiros Agrônomos, Florestais, Agrícolas, Civis e Ambientais. Agrimensores, Tecnólogos de diferentes áreas, Administradores, Contabilistas, Economistas, Geógrafos, Geólogos, Tecnologias da Informação e Computação, Médicos Veterinários, Zootecnistas, e áreas afins.

Accessibility