UNICRUZ promove encontro para compartilhar experiências de intercâmbio acadêmico em Portugal

UNICRUZ promove encontro para compartilhar experiências de intercâmbio acadêmico em Portugal

No dia 26 de outubro de 2026, foi realizado o encontro “Diálogos de Internacionalização: Relatos de Experiência”, uma iniciativa promovida pelos cursos de Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis e Direito, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

 

A atividade teve como objetivo promover um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências sobre a mobilidade acadêmica internacional, aproximando a comunidade universitária das oportunidades de intercâmbio e incentivando a participação dos estudantes em programas de internacionalização.

A programação contou com a apresentação dos estudantes que participaram de experiências de mobilidade internacional, destacando os países e as instituições de destino, além de uma breve contextualização sobre suas trajetórias e vivências durante o período de intercâmbio em Portugal.

Na sequência, foi realizada a roda de conversa “Diálogos de Internacionalização: Relatos de Experiência”, com a participação de estudantes convidados que compartilharam suas experiências acadêmicas, culturais e pessoais. Durante o diálogo, foram abordados aspectos relacionados à preparação para o intercâmbio, à adaptação a uma nova realidade, às vivências no ambiente universitário internacional, aos desafios encontrados, aos aprendizados adquiridos e às contribuições da experiência para a formação acadêmica e profissional.

Participaram como convidados da roda de conversa os acadêmicos Bruno Guilherme Pedroso Bremert, Anderson Valente Tressoldi, Gusthavo Freitas Queiroz, Ana Luiza Springer, Francesco Augusto Souza Protti, Marcelli Valério e Caroline Pokter, que compartilharam suas experiências de mobilidade acadêmica em Portugal.

Os relatos proporcionaram aos participantes uma visão mais próxima das possibilidades e contribuições de uma experiência internacional, além de permitir a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas entre estudantes interessados em participar de futuras oportunidades de intercâmbio.

A iniciativa também valorizou o papel dos estudantes que retornaram do intercâmbio como multiplicadores de suas experiências, contribuindo para disseminar informações, incentivar novos participantes e fortalecer a cultura de internacionalização na Universidade.

O encontro reafirma o compromisso da UNICRUZ com a formação acadêmica global, a cooperação internacional e a valorização da diversidade cultural, reconhecendo a mobilidade acadêmica como uma importante oportunidade de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de competências para os desafios de uma sociedade cada vez mais conectada.