UNICRUZ PRA TI NA PRAÇA ERICO VERISSIMO

UNICRUZ PRA TI NA PRAÇA ERICO VERISSIMO

UNICRUZ PRA TI, PRA MIM, PRA NÓS

Todos saíram do campus universitário e levaram uma representação acadêmica para a praça Erico Veríssimo, na tarde ensolarada do último domingo, dia 19 de outubro – em mais uma bem organizada edição do UNICRUZ PRA TI. Num só momento, integrantes da Reitoria, professores, alunos e colaboradores, estiveram trabalhando na logística e organização do evento durante toda a semana – para dar acolhida ao público e proporcionar a divulgação de seus 11 cursos de graduação, exposições científicas, cultura e entretenimento.

Na abertura do evento, o reitor Fábio Dal-Soto destacou o aspecto festivo desta edição do UNICRUZ PRA TI em comemoração aos 37 anos de criação da universidade, ocorrida em 21 de outubro de 1988. “A instituição vem de muitos anos e muitas conquistas, construindo sua história e superando desafios que ainda perduram. Nesse momento, a universidade avançou para o conceito 5, a nota máxima do recredenciamento institucional, outorgada pelo MEC” declarou com indisfarçada satisfação o reitor.

Fábio Dal-Soto explicou que nesse processo, são avaliadas todas as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, internacionalização e inovação, numa auditoria externa e independente conduzida pelo Ministério da Educação. “Alcançamos o conceito máximo e isso significa que aqui em Cruz Alta, na nossa Unicruz, está presente e à disposição do Município e região o melhor daquilo que é oferecido por outras instituições de Ensino Superior do Brasil” argumentou o reitor. Mérito recebido, segundo ele, graças a uma ampla infraestrutura existente e um quadro docente altamente qualificado.

DEVOLUTIVA É DESENVOLVIMENTO –

A devolutiva dessas transformações promovidas pela Unicruz, está na elevação da qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento dos Municípios de sua área de abrangência, apostando em parcerias em diferentes linhas de ação – nos campos econômico, social, científico e tecnológico. Com 21 anos de atuação na universidade e atual Coordenadora dos Curso de Administração e Ciências Contábeis, a professora Luísa Cristina Pieniz, reconhece o quanto o processo de formação acadêmica tem na vida dos alunos e no retorno e contribuição para o desenvolvimento de suas comunidades.

Na opinião da professora Luísa Cristina Pieniz, a importância da educação formal e da qualificação profissional, passa necessariamente pelo Ensino Superior, onde todos sonham em encontrar sua vocação e fazer a melhor escolha da profissão, que é algo para a vida toda. “A retomada do ensino presencial pós-pandemia é o empenho da comunidade acadêmica, no sentido de cooptar os alunos que saíram para retornem e que novos ingressem na instituição, nas diversas especializações que estão sendo ofertadas” disse ela, como pelo vestibular cujas inscrições gratuitas estarão abertas no período de 27 de outubro a 28 de novembro. A prova seletiva será através de uma redação no dia 30 de novembro.

FAZENDO ACONTECER –

A realização do UNICRUZ PRA TI, segundo a Pró-Reitora de Administração e Pró-Reitora de Graduação professora Jaciara Treter Sippert, faz parte desse compartilhamento de conhecimento e experiências que está ao alcance da comunidade, especialmente agora com o conceito 5 do MEC que mostra a qualidade dos Curso de Graduação da nossa universidade. Ela lembra da Feira das Profissões que levou mais de 1.200 estudantes da região até o campus, em 16 de setembro, para uma interação proativa em contato direto com professores e alunos – onde se sobressaiu a escolha vocacional sobre os cursos oferecidos.

A visibilidade do UNICRUZ PRA TI, com toda expectativa e satisfação que ele proporciona nesse contato direto com a comunidade, deveria fazer parte do Calendário Oficial do Município – na opinião da professora Jaciara Sippert. A proposta do evento, segundo ela, tem muito dessa vontade de tornar conhecidos os Cursos de Graduação, para um tipo de público que eventualmente não possui disponibilidade de tempo para se deslocar até o campus. “Vir até a praça e compartilhar informações com a Universidade, depende da iniciativa de cada um para fazer as coisas acontecerem” justifica a Pró-Reitora.

A VISÃO DE FUTURO DAS CRIANÇAS –

O público infantil foi um dos que mais aproveitou o UNICRUZ PRA TI, manifestando toda a sua curiosidade e vontade de conhecer objetos de uso da pesquisa científica ou mesmo a natureza silvestre nos animais empalhados (taxidermia) que estavam em exposição. A onça-parda e o ratão do banhado foram de longe os mais observados. Numa das bancadas da pirâmide central, crianças não passavam pelos microscópios sem dar uma olhada e ter aquela sensação de ver imagens ampliadas das substâncias nas lâminas.

Como foi o caso da garotinha Liana, de 9 anos, acompanhada do mãe Juliane, psicóloga, e do pai Henrique Hübner, designer gráfico. Liana quer ser cientista com especialização em biologia marinha. Daí o seu interesse pelos microscópios expostos pelo Curso de Biomedicina. Seu sonho acadêmico veio de uma visita ao Museu Oceanográfico de Santa Catarina, localizado no balneário de Piçarras.

O curso de veterinária é o sonho da menina Anita Nicolodi, de 9 anos, que pretende seguir os passos da mãe Paula Nicolodi – egressa da Unicruz como formanda da turma de 2006. Em casa, Anita em um cachorro da raça schnauzer, de porte pequeno. Foi na barraca da Clínica VitalVet que ele aumentou ainda mais sua vocação, estimulada pela veterinária Maria Elisa Fauerharmel, numa oficina para identificar se seu PET de estimação está saudável. Com jaleco rosa e de mão do estetoscópio, mais de 50 crianças como Anita, tiveram a oportunidade de auscultar os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios. Todas levaram conhecimentos para tratar seus bichinhos de estimação e um Certificado Oficial de VET KIDS.

 

SOBERANAS EGRESSAS DA UNICRUZ –

A Unicruz tem sido uma das instituições mais comprometidas entre as entidades parceiras e promotoras da Feira Nacional do Trigo – a FENATRIGO, evento que entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro, completou 50 anos de história. Um dos registros que muito orgulha a instituição, foi a UNICRUZ ter sido representada na corte de Soberanas da 18 ª edição da Fenatrigo.

Das quatro soberanas, três são egressas de Cursos de Graduação da universidade. A rainha Stéphani da Silva Oliveira formou-se em Direito no ano de 2022, enquanto a Primeira Princesa Alessandra Lopes Ochulaki e a Segunda Princesa Luciana Bronzoni Pereira, são egressas do Curso de Estética e Cosmética, formadas em 2016 e 2022, respectivamente. A corte se completa com a Senhorita Turismo Luiza Folgiarini, cuja relação com a Unicruz, tem a ver com o seu ingresso na metade deste ano, no Curso de Administração.