Educação em Pauta

Unicruz recebe candidatos à Prefeitura de Cruz Alta

Os candidatos que concorrem à Prefeitura de Cruz Alta, Ederson Barbosa e Fernando Cossetin, da coligação Federação Brasil da Esperança, e a Dr.ª Paula e Junior Marchesan, da coligação Cruz Alta em Primeiro Lugar, estiveram recentemente em visita à Universidade, onde participaram de uma reunião pautada pela educação, formação superior e técnica para a população de Cruz Alta. Dentre as pautas, a Unicruz apresentou aos candidatos um de seus principais projetos para os próximos quatro anos, denominado Programa Municipal de Assistência à Educação de Cruz Alta (PMAE), uma iniciativa da Universidade que busca a adesão do governo municipal. O programa objetiva a assistência financeira do município para o fomento da educação superior, nos níveis de graduação e dos cursos técnicos oferecidos pela Universidade de Cruz Alta. O referido programa consiste na transferência de recursos do município à Universidade, a título de assistência financeira para o pagamento das mensalidades nos cursos oferecidos, além de auxílio permanência aos estudantes contemplados.

Desta forma, a Instituição contribui para o aumento do nível dos índices de crescimento econômico e social, sejam estes oriundos do saber científico, da inovação ou do empreendedorismo. A iniciativa trará reflexos para a economia, aliando-se ao fato de que a presença da Universidade eleva o número de habitantes com formação superior, cenário que oportuniza a ampliação de investimentos na economia local. Com isso, projeta-se um aumento do consumo de bens e serviços nos setores imobiliário, alimentício, lazer, dentre outros.

Segundo o reitor da Unicruz, Dr. Fábio Dal-Soto, “o PMAE é um projeto que beneficiará todos os atores envolvidos, com destaque para a Prefeitura Municipal, a Unicruz e a população cruzaltense. Em essência, o programa visa o custeio integral das mensalidades pela Prefeitura Municipal aos alunos interessados, moradores de Cruz Alta e que atenderão os critérios estabelecidos, nos cursos técnicos e de graduação oferecidos pela Unicruz. Em contrapartida, o aluno beneficiário prestará serviços à comunidade cruzaltense, de acordo com a sua área de formação e nos locais indicados pela Prefeitura, e a Unicruz desenvolverá programas de formação continuada para os profissionais em algumas áreas de interesse do município, como saúde e educação, por exemplo. Trata-se, efetivamente, de um grande projeto que trará inúmeros benefícios para todos os envolvidos”.

Além do PMAE, outras pautas importantes foram abordadas, como o início das atividades da incubadora regional, denominada Conecta, e o apoio para o recebimento dos recursos estaduais para o Centro de Inovação, ambas iniciativas que funcionarão no campus da Unicruz.