VISITA DE CEO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

VISITA DE CEO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

CEO da Fundação Universidade de Caxias do

Sul fez visita de cortesia no campus da Unicruz

 

O cruz-altense e atual CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul, dr. Germano Schwartz, esteve em visita ao presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Sadi Herrmann, no gabinete administrativo do campus universitário, para visitar o Campus, rememorar os tempos de estudante, prospectar parcerias entre as Instituições, e cumprir agendas técnicas.

As universidades de Cruz Alta e Caxias do Sul – Unicruz e UCS, fazem parte do consórcio COMUNG, que reúne 14 instituições comunitárias de ensino superior, localizadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Um modelo de ensino único, que está completando agora em 2026, uma história com três décadas de atuação. As comunitárias, desde 1996, promoveram o maior ecossistema de educação superior do RS nos últimos 30 anos, unindo forças para o desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A reunião dos representantes das duas fundações universitárias, também colocou no ambiente de discussão dois servidores da mantida (Unicruz) – o gerente administrativo, Vinicius de Camargo Machado, e o gerente de controladoria, Márcio Renan Ungaro. A conversa girou em torno dos problemas comuns e desafios estruturais significativos que ambas vem enfrentando. Em especial, da forte concorrência das instituições privadas que oferecem cursos à distância (EAD) e a pressão pela sustentabilidade econômica para manter um quadro docente qualificado.

O presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Sadi Herrmann e o CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul, são egressos da 27ª turma de Direito da Unicruz de 1995. Germano Schwartz, hoje com 52 anos, se tornou referência nacional em Direito regulatório educacional, tributário e constitucional, numa linha de tempo de 30 anos. Por conta dessa longeva atuação, atualmente é um dos 100 juristas mais citados do Brasil.

Germano Schwartz presenteou Sadi Herrmann com exemplares de seis livros de sua autoria – como “Cultura e Identidade em Tempo de Transformações”, que lida com profundidade reflexões envolvendo o Direito e a Sociologia. No sugestivo título de “Direito e Rock”, Germano questiona o papel do rock na nova configuração política e provoca o leitor se o esgotamento das possibilidades subversivas exaltadas por uma geração, hoje vem engessando um pensamento crítico e inovador. Os livros foram doados para o acervo da Biblioteca do campus, para servirem à pesquisa acadêmica dos alunos da universidade.

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA –

O CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul Germano Schwartz esteve acompanhado em sua visita do agenciador Guilherme Borba, representante da Principia Educação Tecnologias e Serviços, fintech parceira de instituições universitárias e prestadora de serviços e atendimento para mais de 600 instituições de ensino.

O grupo de trabalho ganhou, ainda, a participação do representante do escritório Bresolin Advocacia, Rui Sanderson Bresolin, para tratar de assuntos relacionados à imunidade tributária das Instituições Comunitárias. A reunião teve a presença do ex-presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Ricardo Libardoni dos Santos, que teve sua gestão encerrada em dezembro do ano passado e permanece no quadro docente da universidade, no curso de Direito.