XLI Simpósio de Fisioterapia

Evento traz como palestrantes egressos da Unicruz em destaque profissional

Na noite de terça-feira, dia 07 de novembro, iniciou na Universidade de Cruz Alta o XLI Simpósio de Fisioterapia. O evento que segue até o dia 09 deste mês, traz diferentes palestras, oportunizando aos acadêmicos o acesso à conteúdos atualizados com base em evidências científicas. Uma das características do Simpósio é contar com a participação de egressos do curso retornando como palestrantes, com o objetivo de que os universitários possam conhecer a realidade do mercado de trabalho, além da inserção do profissional formado pela Unicruz em diferentes áreas de atuação.

Segundo a tradição do evento de trazer ex-alunos da instituição para palestrar, na primeira noite de programação, o Fisioterapeuta Douglas Rossato abordou o tema Lesões no Esporte. Douglas comentou sobre as lembranças felizes do período em que foi universitário aqui na instituição e trouxe estudos e revisões para debater com os acadêmicos: “A ideia central da palestra é abordar um pouco das lesões nos esportes e passar o conceito de que a lesão esportiva, tanto no atleta amador, como no profissional, sempre tem um contexto multifatorial, ou seja, não é um fator somente que interfere na lesão, claro que, um fator pode contribuir com maior ou menor peso. Além disso, passar um pouco das principais evidências de tratamento e quais os critérios de retorno ao esporte utilizar tanto para atletas profissionais, quanto para atletas amadores que atendemos nos finais de semana.” – destacou sobre a palestra.

O profissional que atua no município de Santa Maria, destacou experiências de atendimento de atletas amadores para aproximar o conteúdo da realidade da maioria dos profissionais recém formados: “eu entendo que a maioria dos Fisioterapeutas trabalha em clínicas, não tem a oportunidade de trabalhar em um clube de futebol ou um clube esportivo de alto desempenho que vá ter a oportunidade de trabalhar com atletas profissionais.” – comentou o palestrante.

Douglas também valorizou a importância de manter-se sempre atualizado, além de buscar através dos estudos as oportunidades que o cenário atual aponta positivamente para a profissão: “o mercado da Fisioterapia cresceu muito nos últimos anos, principalmente por causa da pandemia da Covid, creio que a profissão nunca esteve tanto em alta. Se pegarmos as principais evidências científicas de tratamento, na sua grande maioria, a reabilitação fisioterapêutica tem uma eficácia clinica muito maior do que as medicações e muito maior do que as próprias cirurgias ortopédicas, quando falamos em reabilitação esportiva. Persistam, é uma profissão bastante satisfatória. Precisamos criar uma profissão que pense fora da caixa, precisamos ver as lesões, as alterações, o paciente como um todo sob outra ótica. Estudem e usem as evidências cientificas a nosso favor, a Fisioterapia só tem a crescer!” – incentivou o egresso Douglas Rossato