Unicruz 35 anos

Uma história de sucesso com a comunidade local e regional

A Universidade de Cruz Alta – Unicruz é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) tradicionalmente conhecida na região noroeste do Rio Grande do Sul. Em 2023, a Instituição completa três décadas e meia de história com a comunidade local e regional e, nesse período, já formou e entregou ao mercado de trabalho mais de 16 mil profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento.

No município de Cruz Alta, em especial, a Unicruz contribui ativamente com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, constituindo-se como um dos principais vetores locais. Os universitários que nela estudam, proporcionam para o município uma maior circulação de renda, movimentam o mercado imobiliário, de bens e serviços, cultura e lazer. Além disso, a Instituição gera significativa empregabilidade, aquisição de materiais e serviços, bem como tributos aos cofres públicos.

Com foco no ensino presencial de elevada qualidade, a Unicruz demonstra seu envolvimento e caráter comunitário nas ações desenvolvidas na comunidade. Diversos cursos de graduação prestam atendimentos/serviços gratuitos à população e também participam de eventos e feiras em munícipios da região.

Unicruz em números

Anualmente, a Universidade de Cruz Alta realiza diversos atendimentos de forma gratuita. Isso demonstra o caráter comunitário da Instituição e o quanto ela contribui em diversas áreas do conhecimento, prestando atendimento de qualidade para a população. Caracterizada pelo ensino presencial, a Unicruz é referência na região noroeste do Estado e a única IES com ensino presencial em Cruz Alta com infraestrutura própria para o aprendizado dos universitários em suas áreas de atuação.

+ de 20 mil atendimentos feitos na Clínica Escola de Fisioterapia, em fisioterapia traumato-ortopedia e neurofuncional adulto e infantil;
+ de 800 atendimentos na Equoterapia realizado para pacientes com diversas patologias, entre elas, doenças como o parkinson, autismo, déficit de atenção e outros. A Unicruz é conveniada a Associação Nacional de Equoterapia;
+ de 200 atendimentos realizados na Clínica de Estética da Unicruz, englobando tratamentos faciais, corporais e capilares;
+ de 100 Projetos de Pesquisa e Extensão em diversas áreas do conhecimento;
+ de 200 atendimentos realizados no Núcleo de Prática Jurídica/Balcão do Consumidor;
Agência Start + de 600 pessoas envolvidas nas ações promovidas pela Agência de Inovação, contabilizando oficinas, palestras., capacitações e projetos de demanda induzidas. 30 atendimentos feitos à Empresas de Cruz Alta e região;
+ de 500 atendimentos realizados pela Liga Acadêmica de Oncologia com orientações sobre o câncer de mama, colo do útero, pele, prevenção e autoexame e infecções sexualmente transmissíveis;
+ de 10 empresas parceiras da Área Experimental;
+ de 2 mil atendimentos realizados no Hospital Veterinário, entre consultas, cirurgias, exames de imagem e outros;
+ de 100 idosos participam das atividades da Oficina de Inclusão Digital;
+ de 30 pessoas beneficiadas com a Oficina de Imposto de Renda;
+ de 10 Além disso a Universidade participa de Feiras e eventos na cidade e região;
+ de 700 exames feitos no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade que atende público interno da Instituição (professores, alunos e colaboradores) e, para o público externo atendimento com convênio do Sus e particular. As coletas acontecem nas ESFs, no Campus e na Clínica Escola de Fisioterapia. Totalizando uma média de 24 mil atendimentos anuais.

Uma obra eternizada

Entre tantas ações realizadas pela Universidade nesses 35 anos, uma delas marcará efetivamente o elo entre a Unicruz e sua comunidade. Trata-se do projeto arquitetônico do Pórtico de acesso à cidade, que será construído na Avenida Plácido de Castro, o qual

foi idealizado em 2022 por duas acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, Camilla Barcellos de Azevedo e Julia Bronzatti Jochims, sob orientação do egresso da Instituição, o Arquiteto Vinícius Mastella.

Segundo o Reitor da Instituição, professor Dr. Fábio Dal-Soto, “a Unicruz possui uma extensa trajetória de contribuição com o desenvolvimento local e regional, retratada em inúmeras ações de seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão. O cotidiano da Instituição é marcado pelo envolvimento com as empresas, o poder público e a sociedade em geral, o que faz dela uma universidade verdadeiramente comunitária”.