Aprovado Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Corede Alto Jacuí (2022-2030)

Equipe composta por professores e doutorando da Unicruz realizou o projeto

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Corede Alto Jacuí 2022-2030 foi elaborado e aprovado junto à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul (SPGG-RS) pela equipe composta pela professora Claudia Maria Prudêncio de Mera, professor Domingos Benedetti Rodrigues e pelo doutorando em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Unicruz, Rodrigo Antônio Rodrigues Alves.
Os planos são uma contribuição dos COREDES para o planejamento federal, estadual e municipal e tem o objetivo de buscar estratégias e projetos de desenvolvimento para as regiões. De acordo com a professora Claudia Mera, a programação do documento foi dividido em cinco etapas, confira:

Na primeira etapa foi elaborado o plano de trabalho onde foram apresentados os objetivos geral e específicos, justificativas, metas e a metodologia do projeto. Na segunda etapa foi entregue o relatório da situação atual, bem como os resultados alcançados pelos projetos e produtos definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 da região do Corede Alto Jacuí-RS. Para isso, foram revisados e identificados 25 projetos e 64 produtos.

Na terceira etapa, foi realizado o diagnóstico e relatório que apresentou a atualização dos indicadores regionais, utilizados no PED 2015-2030, para o período 2015-2022. O diagnóstico foi realizado nas seguintes dimensões: demográfica, indicadores sociais, economia, infraestrutura (comunicação, transporte e segurança), meio ambiente e saneamento. Além disso, foi construída a matriz SWOT da região do Alto Jacuí. A elaboração da matriz visou explicitar as interações relevantes entre as oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos, que serviram de base para elaboração das estratégias para o desenvolvimento regional.
Já na quarta etapa, foi entregue o relatório com os projetos atualizados, sendo que, a matriz 5w2h constituiu a metodologia para elaboração dos projetos. Para priorização destes, foi utilizada a matriz GUT, ferramenta gerencial que auxilia na definição de execução de atividades de acordo com gravidade, urgência e tendência. Além disso, foi definido o modelo de gestão do plano para o período 2022-2030. A partir da análise das etapas constituídas anteriormente e o amplo debate em assembleia do Corede Alto Jacuí, foi definida a visão de futuro que aponta para o desenvolvimento regional. A formalização do PED foi feita durante a quinta etapa que compreende a consolidação de todo o material produzido nas etapas anteriores e a materialização do PED 2022-2030.

“É relevante citar a importância da participação da população dos municípios na elaboração do Plano estratégico de desenvolvimento regional do Corede Alto Jacuí (2022-2030). Para isso, foram realizadas audiências regionais, para incorporar as contribuições da comunidade local. Assim, a composição da carteira de projetos derivou-se da proposição dos municípios, discutida e validada com seus representantes em reunião realizada em Ibirubá, no dia 27 de julho de 2023”. – destacou a professora Claudia Mera.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, do Corede Alto Jacuí 2022-2030 será disponibilizado à população pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul.