Programa de Acompanhamento de Projetos

No dia 23 de agosto foi realizado o Seminário do Programa de Acompanhamento de Projetos – PAP da Universidade de Cruz Alta. Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o Programa, tem por finalidade promover o acompanhamento e a avaliação de projetos de pesquisa, de desenvolvimento, de extensão e de inovação tecnológica, com fomento interno, desenvolvidos na Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ por bolsistas, voluntários e acadêmicos da Instituição.

Através do acompanhamento é realizada a observação e o registro periódico das atividades dos projetos ou programas com o intuito de verificar a sua evolução. A avaliação é feita através da verificação comparativa entre a proposta do projeto (planejamento) e as ações realizadas, ponderando a metodologia aplicada e os resultados obtidos.

Para avaliação parcial dos projetos são adotados os seguintes critérios: consonância das atividades realizadas com os objetivos do projeto; situação do projeto em relação ao cronograma planejado; articulação do projeto entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a pós-graduação; impacto do desenvolvimento do projeto para o público alvo e/ou no contexto a partir das etapas/atividades realizadas pelo projeto – mudanças que podem ser verificadas; impacto do desenvolvimento do projeto quanto ao processo pedagógico para bolsistas e acadêmicos voluntários – formação acadêmica e mudança social; contribuição do projeto para o desenvolvimento local e regional.

Participaram do Seminário, projetos aprovados no edital conjunto nº 54/2022 PIBIC, PIBEX, PIBITI e institucionais de extensão, edital nº 55/2022 PAPCT e edital nº 02/2023 demanda induzida – UNICRUZ – 2023.