Curso de Doutorado do Programa em Atenção Integral à Saúde é recomendado pela CAPES

Unicruz aprova novo Curso de Doutorado, ofertado em associação com Unijuí e URI campus Erechim

Para quem está em busca de ampliar os conhecimentos e dar continuidade aos estudos, a aprovação do Doutorado em Atenção Integral à Saúde configura como uma ótima notícia! Os Programas de Pós-Graduação oferecem a oportunidade de alavancar a carreira, através do estudo teórico, prático e do desenvolvimento de pesquisas alinhadas às demandas profissionais.

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) iniciou em 2014 pela associação ampla entre as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Em 2022, ampliou a associação com a inclusão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI, campus Erechim), para turmas com ingresso em 2023.

Na última avaliação, este programa recebeu nota 4 de um máximo de 5, ratificando a qualidade do ensino e relevância para a comunidade. Com o mestrado, o curso fortaleceu a sua inserção social, estabeleceu parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras, e tem o apoio de Órgãos Públicos e Privados para a verticalização, consolidando a sua importância para as demandas do entorno das três instituições associadas, que constituem pólos regionais em saúde.

Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Unicruz, Unijuí e URI-Erechim, no mês de agosto, foi recomendado pela CAPES, o Doutorado em Atenção Integral à Saúde. De acordo com a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Profa. Dra. Janaina Coser “A proposta aprovada permitirá a interiorização da educação superior, em nível de doutorado, de forma ampliada e diferenciada na região de abrangência das instituições associadas. O PPGAIS já impacta positivamente a realidade regional e, desde o seu início, houve indicativo para verticalização, devido a condução de pesquisas qualificadas que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e que modificam a realidade com legitimidade acadêmica.”

As próximas etapas consistem na autorização e no reconhecimento pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, CES/CNE, com posterior homologação do Ministro da Educação, conforme o estabelecido pela legislação vigente. Entre os objetivos dos Programas desenvolvidos em conjunto pelas instituições, estão o fortalecimento da pesquisa, produção científica, fomento das relações interinstitucionais e internacionais, além da integração com os cursos de graduação da área da saúde e afins.

[id do módulo = “54567”]