50 anos Educação Física

Curso de Educação Física recebe homenagem na Câmara de Vereadores

No último dia 26 de maio, o curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta recebeu a Moção de Congratulação aos 50 anos do curso. A homenagem aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, em uma Sessão Solene alusiva ao Esporte. As professoras do curso Marilia Krug e Vânia Rossato, juntamente ao Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias Leandro Kohl receberam a homenagem do vereador Gustavo Bilibio.

De acordo com o Reitor Fábio Dal-Soto, “o curso de Educação Física está entre aqueles que ajudaram a construir as bases da Universidade. Ao longo dessas cinco décadas já formou centenas de profissionais, sempre contribuindo para a formação dos cursos da saúde da Instituição. Sempre buscou a integração e a proximidade com a comunidade local e regional, mesmo passando por algumas transformações, o curso foi acompanhando as mudanças acontecidas no ambiente. O que é muito bom!”

Um pouco da história

A área da Educação Física da Universidade está entre as quatro mais antigas da Instituição, perpassando toda uma trajetória de conquistas iniciadas com a Associação de Professores de Cruz Alta, Aprocruz, e seguindo sua trajetória com a Universidade de Cruz Alta.

O Curso iniciou suas atividades como Faculdade em abril de 1972. Seu funcionamento se deu por Decreto Federal.  Na época a Aprocruz, contou com o apoio de diversas entidades da cidade para a realização das aulas práticas. O 29º GAC, 17º Batalhão de Infantaria, Prefeitura Municipal e Clube Cruzaltense, contribuíram com suas estruturas para dar suporte às atividades do curso. Em 1978, o curso passou a ter sua sede no Campus Universitário.  A primeira formatura foi realizada no Ginásio Municipal em 24 de abril de 1976. Na ocasião, 122 alunos receberam o título de Licenciado em Educação Física. O Patrono da turma foi o Senador Tarso Dutra.

Em 2006, a Universidade passou a ofertar o Curso de Educação Física – Licenciatura e a partir de 2011, a oferecer também o curso de Bacharelado em Educação Física. Dois cursos distintos, porém, articulados entre sí.

Em sua trajetória são quase 2 mil profissionais entregues ao mercado de trabalho, oriundos dos mais diversos municípios do Estado.

Fazer Parte

Docente do curso desde 1995, Vânia Rossato, comenta que  “permanecer atuante por 50 anos na área da Educação, na formação de professores, é um ato heroico!“

A professora comenta ainda sobre os desafios e compromissos na produção de Ensino, Pesquisa e Extensão, corpo docente qualificado, estrutura física e cumprimento das diretrizes curriculares.

“Continuamos com o compromisso na formação de profissionais de Educação Física, pois é uma área de muita relevância na promoção da saúde da população, já que é o profissional habilitado para atuar com programas de atividade física para a população em diferentes contextos”. – salienta.