Uso de Drones na Agricultura

Uso de Drones na Agricultura

Palestra trouxe dados sobre a tecnologia e os avanços para a agronomia

O curso de agronomia promoveu na noite de sexta-feira (26), uma aula diferenciada aos acadêmicos. Foi realizado no Campus da Unicruz a palestra sobre o Uso de Drones na Agricultura. A atividade foi coordenada pelo professor Marco Sampaio da Unicruz e ministrada pelo professor Lúcio de Paula Amaral da UFSM. O evento promoveu aos estudantes a oportunidade de sanar dúvidas sobre a tecnologia. Na apresentação, o professor Lúcio Amaral falou sobre aeronaves remotamente pilotadas, como estruturar um voo automático para coleta de imagens e processamento de índices. No final, foram apresentados dados sobre experiências e trabalhos realizados pelo docente.

De acordo com o professor Marco Sampaio, o uso das Geotecnologias revolucionou a agricultura. “O uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) para mapeamento de lavouras existe há uma década no agronegócio brasileiro, contudo a expansão para outros fins, como a pulverização de defensivos, é mais recente. Essa foi uma das ferramentas que impulsionou a Agricultura de Precisão ajudando o produtor a ter conhecimento da variabilidade que tem em sua lavoura.” – destaca.

O docente salienta ainda que aliar esta tecnologia a outras ferramentas oportuniza o manejo adequado das lavouras, focando assim em áreas de maior potencial produtivo. “O uso dos índices de vegetação, aliados a mapas de condutividade elétrica, mapas de fertilidade do solo, mapas de produção, mapas de umidade do solo e compactação nos dão um bom indicativo de zonas de alta e baixa produtividade.” – comenta.