Inscrições abertas para V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade

IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica e III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais integram o evento

Estão abertas as inscrições para o V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais, e IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica. O evento é online e  promovido pelo Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz, em cooperação com Universidade de Ijuí, URI Campus Santo Ângelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Vacaria, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade de Pernambuco, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, de Santa Clara, Cuba, e Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs.

As inscrições para o evento poderão ser feitas diretamente no site da Unicruz até o dia 14/06. Para quem tiver interesse em apresentar seus trabalhos, as submissões poderão ser realizadas até o dia 31/05. Os trabalhos serão publicados integralmente nos Anais da Mostra e os artigos serão publicados gratuitamente na forma de e-book. Também será produzida uma obra impressa, reunindo capítulos escritos pelos palestrantes e pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação que participaram em edições anteriores ou que estão cooperando com o evento nesta edição.

Confira a programação completa neste link.

O V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade parte da perspectiva de que o mundo não está dado, que é preciso interpretá-lo. O evento traz as reflexões sobre as interpretações, encontros de palavras e contextos e tem o objetivo de oferecer uma visão ampla das principais expressões numa perspectiva interdisciplinar, oportunizar espaço de discussão de variadas perspectivas linguísticas, na compreensão do mundo contemporâneo e fomentar o debate científico em torno da constituição humana por meio da relação entre hermenêutica e linguagens.

III Seminário de Teoria Crítica, Estudos Culturais e Descoloniais, por sua vez, oportuniza o debate sobre as obras de pensadores que firmam uma posição de independência e de crítica em relação à teoria tradicional, no sentido em que Max Horkheimer aborda essa distinção.  Já os Estudos Culturais combinam diferentes disciplinas, como a teoria social, a crítica literária, o cinema e a filosofia para analisar os fenômenos culturais em meio à diversidade da sociedade contemporânea. O evento também se dedica a refletir sobre os elementos da monocultura europeia e seus reflexos nos espaços urbanos e rurais da modernidade. Além disso, o evento propõe a discussão com foco na superação das desigualdades de poder e de saber existentes entre as culturas, possibilitando o enfrentamento dos processos da raiz colonial, olhando assim para questões como a ideologia, etnia, identidade, gênero e classe social.

IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica convida aos  interessados em apresentar suas pesquisas, através de artigos e resumos expandidos, de forma virtual, e oportuniza a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da Unicruz e de outras instituições.