Mestrado da Saúde

Aula inaugural do curso aconteceu na URI/Erechim

Dois momentos marcaram a abertura do Mestrado em Atenção à Saúde na URI, na noite do dia 02, no Anfiteatro da Universidade. O programa foi concretizado por meio de uma parceria com a UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado) e UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta).

O primeiro momento foi a assinatura do convênio entre as Universidades que foi firmado pelo reitor da URI, Arnaldo Nogaro; pelo reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto; pelo Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Unijuí, Fernando Jaime González, que representou a reitora Cátia Maria Nehring; pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, Marcelo Paulo Stracke; e pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Janaína Coser.

Conforme as lideranças acadêmicas das três Universidades, a entrada da URI no programa do Mestrado Integral à Saúde fortalece e estreita as relações, tornando a pesquisa e o ensino mais fortes.

O segundo momento foi a aula inaugural, ministrada pelo reitor da URI, Arnaldo Nogaro, que falou sobre “a pós-graduação como tempo-espaço do ócio criativo e a produção de conhecimento”. Salientou, na sua fala, que este é um momento importante na vida destas Universidades, assim como para os mestrandos. “Há que se ter atenção total às tarefas, leituras e as demais atribuições que requer um mestrado. Este também é um momento de crescer academicamente”, destacou Nogaro. Além disso, reiterou a importância do título de mestre para os estudantes, que terão autonomia intelectual e visão de mundo, abrindo espaços e importantes caminhos para a vida profissional.

Após a palestra, o coordenador do Programa, professor Rodrigo Krug, da Unicruz, explicou aos alunos o que é o programa e apresentou o cronograma de aulas e disciplinas a serem realizadas. Segundo Rodrigo, as aulas presenciais irão ocorrer em cada uma das Instituições, sendo que os alunos poderão optar por assisti-las de forma online.

Também estiveram presentes no lançamento do mestrado as coordenadoras-adjuntas do curso, Fernanda Dal’Maso Camera, da URI Erechim, e Adriane Bernat Kolankiewicz, da Unijuí.

Diretor-Geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo, disse que esses são os primeiros resultados de uma parceria que foi acordada entre a URI Erechim, UPF, Unicruz e Unijuí. “Além do mestrado em Atenção à Saúde, já está em processo de lançamento e divulgação quatro cursos de pós- graduação lato sensu, que serão realizados em parceria pelas quatro instituições. Ainda para este ano de 2023 estão previstos eventos conjuntos na área de Inovação e Tecnologia”, anunciou Giollo.