Consulta Popular 2022

Projeto para a construção do Centro Tecnológico de Inovação na Unicruz conquista cerca de R$ 1 milhão na Consulta Popular RS 2022

O projeto do Centro Tecnológico de Inovação da Unicruz foi um dos dois projetos mais votados na Consulta Popular RS, na região do Alto Jacuí. Juntos, os dois projetos receberão o total de R$ 1.571.428,57, valor original destinado ao Alto Jacuí, cabendo a cada proposta 50% desse valor, . Com a 9ª colocação no ranking geral de votação entre os Coredes, foi confirmada a destinação de mais R$ 500.000,00, os quais serão divididos entre os dois projetos, totalizando cerca de 1 milhão para cada um deles.

Ao todo, a proposta do Centro Tecnológico de Inovação recebeu 1.211 votos, sendo Cruz Alta a cidade com maior contribuição na votação desse projeto. Para a sua implementação, a Universidade conta com o apoio da Associação Comercial Industrial – ACI e da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, as quais são signatárias da proposta.

Além do projeto do Centro Tecnológico, participaram da Consulta Popular, o projeto para a Construção de Unidade Institucional Regional para acolhimento, a qual ficou em primeiro lugar, com 3.040 votos; o Programa de Incentivo a placas fotovoltaicas para região do Alto Jacuí, que ficou em terceiro lugar, com 149 votos; e o Programa de Incentivo ao cicloturismo na região do Alto Jacuí, que ficou em quarto lugar, totalizando 44 votos.

O projeto do Centro Tecnológico de Inovação visa a concretização de ambientes aptos para a construção e desenvolvimento de pesquisas e inovações na área tecnológica, gerando soluções capazes de atender as demandas regionais, dos setores do agronegócio, da saúde, da educação e dos negócios em geral. Capitaneando esse processo, a Unicruz contribui diretamente para o desenvolvimento local e regional, com um mecanismo que integra a universidade, as empresas, o poder público e a sociedade em geral. A partir de sua implementação, Cruz Alta e região passam a contar com um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios, por meio de startups, empresas incubadas e atração de investimentos.

Segundo o coordenador da Agência Start, professor Juliano Nunes Alves, “o Centro Tecnológico de Inovação será um passo muito importante para a região ter um espaço para empreender e inovar com uma maior capacidade de tornar ágil e célere o desenvolvimento de soluções aplicáveis à realidade regional e ao crescimento da região como um todo”, comentou.

De acordo com o reitor da Universidade de Cruz Alta, professor Fábio Dal-Soto, o projeto do Centro Tecnológico de Inovação está calculado em aproximadamente R$ 3 milhões para sua total implantação, considerando toda a infraestrutura de um espaço de inovação tecnológica. “A Unicruz irá utilizar o recurso captado na Consulta Popular para a fase inicial do projeto, enquanto segue na busca por mais recursos para a sua viabilização de forma integral. Aproveito para agradecer todos aqueles que se empenharam na votação, a qual foi fundamental na obtenção do recurso. Em especial, agradeço à ACI e Prefeitura Municipal de Cruz Alta pelo excelente apoio ao longo do processo de votação”, salienta.

O futuro ambiente incluirá salas para atendimento e desenvolvimento de projetos pelos atores do ecossistema de inovação regional, espaço multieventos para socialização e comunicação com a sociedade e demais envolvidos no âmbito da inovação. O Centro Tecnológico busca a potencialização da vocação regional, por meio da conexão dos diferentes atores ligados ao agronegócio, saúde e educação, preconizando diferentes habilidades no empreendedorismo e conhecimentos em inovação.