Juntos pela Unicruz

Conheça o currículo dos candidatos aos cargos de reitoria:

  • Fábio Dal-Soto – Reitor

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2018), com período sanduíche na Lund University (Suécia), e professor na Unicruz desde 2004. Possui Mestrado em Administração pela Unisinos (2004), MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2013) e Graduação em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (2000). Atua como Reitor na Unicruz, eleito para o mandato 2020-2022, e já atuou como Vice-Reitor de Administração por dois mandatos, no período 2008-2013. É professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Produção e
Ambiente.

 

 

 

 

Regis Augusto Deuschle – Pró-Reitor de Graduação

Mestre em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2003) e professor na Unicruz desde 2009. Possui Graduação em Farmácia Bioquímica pela UFSM (2000). Atua como Pró-Reitor de Graduação, eleito para o mandato 2020-2022, e já atuou como Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias – CCSA, no período 2017-2019, e como Coordenador do Curso de Farmácia, no período 2013-2016. É professor nos cursos de Farmácia e Biomedicina.

 

 

 

 

 

  • Janaina Coser – Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra (2015) e professora na Unicruz desde 2009. Possui Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular pela Ulbra (2010), Especialização em Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC-RS (2009) e Graduação em Biomedicina pela Unicruz (2007). Atua como Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, eleita para o mandato 2020-2022, e já atuou como Coordenadora Institucional de Pesquisa, no período 2014-2019, e como Coordenadora do Curso de Biomedicina, no período 2009-2013. É professora nos cursos de Biomedicina, Farmácia, Estética e Cosmética e no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde.

 

 

 

 

 

  • Jaciara Treter Sippert – Pró-Reitora de Administração

Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2004) e professora na Unicruz desde 2004. Possui Graduação em Ciências Contábeis (2002) e em Direito (2000), ambas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atua como Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS, eleita para o mandato 2020-2022, e já atuou como Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, no período 2013-2019. É professora nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

 

 

 

 

 

 

 

Propostas

Como propostas de gestão para o mandato 2023-2025 da Reitoria, apresentamos a seguir as linhas gerais que nortearão o trabalho da Chapa 1 – Juntos pela Unicruz, as quais envolvem as atividades inerentes ao ambiente acadêmico, contextualizadas à realidade institucional e da educação superior. Essas propostas sintetizam aquilo que pensamos e queremos para a Unicruz no mandato em questão, embora aqui mencionadas de maneira sucinta.

1. Desenvolvimento das ações de gestão pautadas no equilíbrio das atividades acadêmicas e administrativas, no sentido de conduzir concomitantemente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e a sustentabilidade econômico-financeira.

2. Implementação do segundo doutorado, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Atenção Integral à Saúde, e do quarto mestrado, em Produção e Ambiente, a fim de atender ao marco legal e sustentar o status de universidade, incluindo as possibilidades de associação/fusão entre as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

3. Diversificação na oferta de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) e de educação continuada, nas modalidades de ensino presencial, híbrido e à distância, vinculados às demandas do mercado de trabalho e com celebração de parcerias interinstitucionais.

4. Consolidação da estrutura dos cursos de graduação e do ensino presencial, qualificado por meio da relação com as dinâmicas do mundo do trabalho e da comunidade, inovação, pesquisa e extensão, e de capacitações docentes voltadas ao fortalecimento dos aspectos relacionados às metodologias inovadoras.

5. Ampliação da discussão acerca da contribuição do ensino híbrido e à distância para o atual modelo de ensino da Instituição, com foco em sua dinamização e fortalecimento, sem comprometimento dos aspectos da qualidade, tradição e identidade dos cursos.

6. Fortalecimento da articulação dos cursos com os demais níveis de ensino na região, em especial por meio da implementação de cursos técnicos em diferentes áreas do conhecimento e de forma conectada com os cursos de graduação da Instituição.

7. Ampliação das ações inerentes à implementação da terceira missão acadêmica, por meio de mecanismos institucionais apoiadores da inovação e do empreendedorismo, como o fortalecimento da incubadora tecnológica, a Conecta, e a implantação do Centro Tecnológico de Inovação na Unicruz, apoiado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta e pela ACI Cruz Alta.

8. Realização de investimentos na melhoria da infraestrutura (salas de aula; laboratórios; salas de reuniões; espaços de convivência e administrativos; etc.), com o propósito de modernizar os diferentes ambientes da Instituição e dar mais conforto, versatilidade e qualidade à comunidade acadêmica.

9. Otimização das atividades administrativas em sintonia com as atividades acadêmicas, de modo a buscar maior sustentabilidade institucional, e consolidação do mapeamento dos processos organizacionais para maior eficiência, sinergia e colaboração entre os setores.

10. Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI para o período 2023-2027, de forma coletiva e como subsídio orientador para a tomada de decisões seguras e discutidas nas instâncias colegiadas, com vistas à sustentabilidade institucional e à qualidade acadêmica.

11. Estímulo às políticas de financiamento estudantil, bolsas de estudo, de fomento à pesquisa, extensão, inovação e internacionalização e de defesa das ICES, junto às entidades representativas, como o Comung, e aos órgãos governamentais, em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal).

12. Realização de ações acadêmicas e administrativas conjuntas no âmbito do Comung, com o objetivo de ampliar a região de atuação da Unicruz e a qualidade institucional, compartilhar custos e explorar as sinergias existentes entre as ICES que compõem o Consórcio, em especial aquelas que estão mais próximas geograficamente.