Pórtico para Cruz Alta

Divulgada proposta vencedora do Concurso para o Estudo Preliminar do portal de acesso ao município de Cruz Alta

Clique aqui para download

A Universidade de Cruz Alta, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a prefeitura de Cruz Alta, divulgou nesta quarta-feira (26), o projeto vencedor do Concurso Estudantil para Desenvolvimento de Estudo Preliminar do Portal de acesso ao município de Cruz Alta, que se localizará entre a Avenida Plácido de Castro e a BR-158. A proposta foi elaborada pelas acadêmicas Camilla Barcellos de Azevedo e Julia Bronzatti Jochims, com orientação do arquiteto e urbanista,  egresso do curso, Vinícius Mastella.

Na tarde de sexta-feira (22), foram analisadas as propostas encaminhadas em pranchas impressas e vídeo de cada projeto pela banca avaliadora. A comissão, que teve a participação do Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, e da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, avaliou o conceito, o dinamismo, a criatividade, as soluções inteligentes e a viabilidade de execução, entre outros aspectos.

As propostas estavam de acordo com os critérios do concurso e o projeto escolhido foi o que mais se aproximou conceitualmente do que a comissão julgadora entendeu como mais “inovador” e que se adequou a realidade municipal. O conceito da proposta vencedora faz referência à história dos tropeiros e que traz a cruz como símbolo que deu origem ao Pouso da Cruz Alta.

Participaram do concurso estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição e, como requisito obrigatório, os projetos tiveram a orientação de um arquiteto e urbanista convidado pelos integrantes de cada equipe. Posteriormente a equipe técnica da Secretaria de Obras será responsável pela adequação e execução da proposição  ganhadora, de acordo com o cronograma da prefeitura.