Emenda parlamentar

Unicruz receberá recurso federal de R$100 mil para o Centro de Equoterapia

Ouça a reportagem
Clique aqui para download

Na última quarta-feira (9), o diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Leandro Kohl, a coordenadora do curso de Fisioterapia e do Centro de Equoterapia (CEU), Lia Dias da Costa, e as colaboradoras do CEU, professora Vaneza Peranzoni e Márcia Gomes, se reuniram com o deputado federal Pedro Westphalen, acompanhado do vereador Matheus Amaral, no Sindicato Rural.

Na oportunidade, o parlamentar comunicou oficialmente o recurso conquistado, por meio de emenda parlamentar, para melhorias/estruturação do Centro de Equoterapia da Universidade de Cruz Alta (CEU), no valor de R$ 100 mil. “O recurso que iremos receber será de grande valia para o aprimoramento das atividades realizadas no nosso Centro de Equoterapia, o qual já possui vasta trajetória no atendimento de pessoas com diferentes necessidades. Quero deixar o registro de agradecimento ao Dr. Pedro Westphalen, o qual sempre tem sido muito atencioso e solícito às demandas da Unicruz. Também quero agradecer ao vereador Matheus Amaral, pelo seu empenho na busca desse recurso”, destacou o reitor Fábio Dal-Soto.

Hoje, por meio do Centro de Equoterapia, a comunidade de Cruz Alta e da região têm acesso aos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde (fisioterapia) e educação (pedagogia), para pessoas com Paralisia Cerebral (PC), Autismo, Déficit Intelectual, Déficit de Desenvolvimento, Deficiência Visual, Tumor Cerebral, Fibromialgia, Déficit de Atenção, Síndrome de Down, Depressão e Atraso no Desenvolvimento.

O CEU desenvolve suas atividades nas dependências do Hospital Veterinário da Universidade, em um ambiente de área aberta, com pista de grama, com obstáculos e pista pedagógica. Até então, a estrutura não possui um picadeiro e rampa para montaria. O projeto de extensão de Equoterapia foi criado em 2011 e serve, também, como área de estágio obrigatório do Curso de Fisioterapia da Universidade.

Já vínhamos, há tempos, articulando essa emenda. Nosso objetivo é realizar a construção de um picadeiro fechado, com salas de atendimento e banheiro adaptado, para não interromper os atendimentos devido ao frio ou chuva. A Unicruz, os praticantes de equoterapia, os acadêmicos, todos ganham com as melhorias na estrutura das nossas atividades”, comentou a professora Lia Dias da Costa.

A Unicruz é a única universidade do Rio Grande do Sul responsável tanto pela estrutura do Centro de Equoterapia, filiado à Associação Nacional de Equoterapia, quanto pelos atendimentos.