Desenvolvimento de app

Atlas de Histologia foi criado para auxiliar o aprendizado de alunos

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

A evolução tecnológica e o uso da internet estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Essa inovação também tem reflexo no ensino-aprendizagem e, é uma ferramenta importante. Seja por meio de aulas virtuais ou uso de aplicativos elas auxiliam os alunos permitindo flexibilidade, interação e motivação para a absorção dos mais variados conteúdos.

Neste sentido a Universidade de Cruz Alta trabalha em um projeto de inovação tecnológica desenvolvido por iniciativa dos cursos de Biomedicina e Ciência da Computação. Trata-se de um aplicativo móvel e web destinado ao estudo da histologia.

O formato escolhido pela equipe que trabalha no projeto foi de um atlas. O material é composto por banco de imagens construído a partir de lâminas histológicas disponíveis no acervo do Laboratório de Histologia da Instituição. Para isso foi realizado fotomicrografia com identificação de estruturas através de legendas, ajustes de imagens em menor e maior aumento e elaboração de textos de apoio baseado na literatura científica.

As ações de trabalho foram divididas em duas fases: a primeira diz respeito ao desenvolvimento do atlas de histologia básica e a segunda ao desenvolvimento do sistema.

O Banco de imagens da primeira fase do projeto do app conta com 51 fotomicrografias, que englobam tecidos, órgãos diferentes e 119 indicações de estruturas específicas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, além dos textos de apoio.

Conforme a professora que coordena a pesquisa, Graziella Alebrant Mendes “A inovação precisa atender uma demanda da comunidade e foi nisso que baseei ao desenvolver o projeto. A maior parte dos nossos acadêmicos trabalham de dia e estudam a noite e passam um período significativo no deslocamento à universidade. Assim, precisam aproveitar o curto tempo que possuem para estudar. O aplicativo auxiliará os acadêmicos na otimização e aceleramento do aprendizado de histologia, podendo utilizar o app a qualquer hora e em qualquer lugar”. A equipe que trabalha no projeto é formada por uma professora do curso de Biomedicina, um de Ciências da Computação, dois universitários bolsistas e quatro voluntários.

Marcos Guilherme Schäfer, atuou como bolsista do projeto. De acordo com ele “Poder participar do desenvolvimento do projeto foi uma experiência sensacional. A operacionalização do app contribui para que tivéssemos contato direto com o empreendedorismo e a inovação dentro do ambiente universitário, nos preparando para o futuro mercado de negócios, que é, muito desafiador”

Validação

O aplicativo está em processo de validação e registro junto Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), e tão logo seja  possível será liberado ao público em geral.

Informações

Quem tiver interesse em mais informações sobre o app pode entrar em contato com professora que coordena o projeto através do email: gmendes@unicruz.edu.br ou no telefone (55) 3321-1631