Dia Nacional de Combate ao colesterol

Dia Nacional de Combate ao colesterol

Informações e riscos para a saúde

Confira a matéria em áudio

:

Hoje, 08 de agosto, é o Dia Nacional de Combate do Colesterol. Para obtermos mais informações sobre o assunto e os riscos para saúde, o Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz conversou com a docente da Universidade Gabriela Bonfanti, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Atenção Integral à Saúde Unicruz/Unijuí.

Perguntamos, num primeiro momento, os riscos sobre o excesso de colesterol para a saúde. A professora Gabriela esclareceu que:  “o colesterol é uma importante biomolécula do nosso organismo, participando da formação de hormônios, produção de energia e membranas das células. Entretanto, quando está em excesso, pode contribuir para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares como infarto, AVC e hipertensão.

A professora ainda alertou sobre os diferentes tipos do colesterol ruim e bom e, além disso, trouxe dicas para uma vida equilibrada: “o colesterol LDL (colesterol ruim), quando em excesso, se acumula nos vasos sanguíneos. Seus níveis podem estar aumentados quando estamos sedentários e temos uma dieta rica em gorduras saturadas de origem animal (carne vermelha, ovos, manteiga, entre outros) ou alimentos ultra processados. O colesterol HDL (bom colesterol) auxilia na limpeza dos vasos sanguíneo e é um protetor cardiovascular. Seus níveis podem ser aumentados com a prática de exercícios físicos e consumo de alguns alimentos ricos em gorduras boas. Alguns exemplos são peixes (sardinha, atum), sementes (linhaça, chia), oleaginosas (amêndoas, semente de girassol, castanhas), azeite de oliva extra virgem, aveia, frutas (abacate, ameixa, maçã)”.

Para finalizar, ela deixa um apelo à população, pedindo que cada um faça a sua parte para manter esse equilíbrio.