Dia Nacional da Saúde

A Universidade da nossa região presta inúmeros serviços de saúde para a comunidade regional

Ouça a reportagem

A Unicruz presta variados serviços de saúde à comunidade de Cruz Alta e região, articulando ensino, pesquisa e extensão, a fim de materializar soluções para o bem-estar e qualidade de vida de todos.

O Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Unicruz, Leandro Kohl, ressalta o compromisso dos cursos de saúde com a comunidade: “os cursos da área da Saúde possuem propostas inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem, o que contribui para a formação profissional humanista, crítica – reflexiva, promovendo maior integração entre ensino-serviço-comunidade, o que resulta em um atendimento de saúde de qualidade e comprometido com o bem-estar da população”.

Hoje (05), no Dia Nacional da Saúde e da Farmácia, destacamos os inúmeros serviços disponibilizados à comunidade, a partir do protagonismo dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos mais de 30 projetos de pesquisa e extensão:

FISIOTERAPIA:

– Clínica de Fisioterapia, com atendimentos de ortopedia, traumatologia e neurologia adulto e infantil;

– Equoterapia;

– Atendimentos em Dermatofuncional;

– Reabilitação Cardiometabólica, na Unidade Renal do Hospital São Vicente de Paulo;

– Atendimentos nas ESFs – Estratégias de Saúde da Família do município;

– Atendimentos de Leitos e UTI no Hospital São Vicente de Paulo;

– Capacitações em saúde para profissionais e comunidade em geral.

ESTÉTICA E COSMÉTICA:

– Atendimentos em estética corporal, facial e capilar;

– Projeto Perucart.

BIOMEDICINA:

– Exames laboratoriais no Laboratório de Análises Clínicas (LAC);

– Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva.

ENFERMAGEM:

Atendimentos nas ESFs do município, nas escolas e na rede hospitalar.

FARMÁCIA:

– Atendimentos nas ESFs;

– Acompanhamento farmacoterapêutico;

– Exames laboratoriais no LAC.

MEDICINA VETERINÁRIA:

– Hospital Veterinário com atendimentos, exames e cirurgias de pequenos e grandes animais.

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

– Atendimentos em academias, centros esportivos, clínicas, ESFs e com grupos temáticos.

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À COVID-19:

– Realização de mais de 3900 análises de testes até momento, produção de álcool em gel e protetores faciais.

ATUAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO:

– Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Unicruz/Unijuí, que já formou 105 Mestres para qualificar a pesquisa e o ensino na região;

– diversos cursos de Especialização na área de saúde.

A atuação da Universidade de Cruz Alta, comunitária em sua essência, demonstra o compromisso dessa instituição com o seu entorno, promovendo e cuidando da saúde da comunidade regional.