Direito em pauta

Direito em pauta

Práticas jurídicas são discutidas em Semana Acadêmica

O curso de Direito promoveu a Semana Acadêmica deste ano com a temática “Estado, Democracia e Sociedade Contemporânea”, que aconteceu de 18 a 21 de maio. O objetivo do evento foi promover discussões e reflexões sobre os assuntos e os órgãos relacionados à Segurança Pública, às carreiras policiais, à escuta especializada e à violência no município de Cruz Alta.

Com foco nas práticas jurídicas, a primeira atividade da Semana Acadêmica contou com a oficina do Defensor Público Arthur Monteiro. Ele apresentou um exemplo de caso penal concreto e explicou aos acadêmicos como a defesa atua dentro da jurisdição penal. Na parte da noite, as palestras do delegado de Polícia Civil, Fernando Sodré, e da papiloscopista do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, Carmela Liberali, cativaram a atenção dos participantes, que acompanharam pelo canal do Unicruz Play no youtube. O delegado Fernando Sodré abordou os limites constitucionais frente à atuação dos órgãos de Segurança Pública, apresentando uma reflexão sobre os problemas e as necessidades da segurança pública no Brasil. A papiloscopista Carmela Liberali falou sobre a atuação de sua área profissional na perícia criminal, a partir da identificação humana por meio das impressões digitais. Ela ressaltou a complexidade da segurança pública, e que todos os setores precisam estar interligados para atuação em torno do mesmo objetivo.

Na tarde do dia 19, fez parte da programação da Semana Acadêmica o lançamento do projeto de extensão sobre Segurança Pública e o Cine Debate em Direitos Humanos, com a exibição do documentário “As origens da agressão”. A segunda noite do evento teve como assunto as “Carreiras Policiais Jurídicas”, e palestraram o Major da Brigada Militar, Régis Girardon Copetti, o delegado de Polícia Federal, Paulo Palma e a delegada de Polícia Civil, Diná Aroldi.

A temática da terceira noite de palestras foi a Escuta especializada, com a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Denise Villela, e com o juiz de direito José Dalto, atualmente presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ). Eles abordaram a preocupação no preparo dos profissionais ao se deparar com o depoimento de uma criança ou adolescente que é vítima de violência. E destacaram, ainda, a importância da rede de proteção e acolhimento das vítimas.

A Semana Acadêmica também destacou a pesquisa, com a realização do Café com GPJur, que recebeu as pesquisadoras e egressas da Unicruz, Etyane Goulart e Nariel Diotto, na tarde de quinta-feira, dia 20. E com a apresentação de pesquisas acadêmicas na VI Mostra de Trabalhos Científicos do GPJur, na sexta-feira, dia 21. A roda de conversa sobre violência e segurança pública marcou o encerramento das atividades do evento.