Apoio à saúde mental

Mestrado em Atenção Integral à Saúde lança cartilha

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde -PPGAIS (Unicruz/Unijuí) elaborou a cartilha intitulada Seja Gentil Com a Sua Mente, sobre saúde mental, para profissionais da área, com ênfase no enfrentamento da pandemia.

A proposta surgiu a partir de um desafio proposto aos alunos da disciplina de Políticas Públicas em Saúde, ministrada pelas professoras Adriane Kolankiewicz, Cristina Thum e Janice Pavan Zanella. “Durante um trabalho em grupo, os alunos identificaram problemas de saúde. Um dos grupos considerou interessante abordar a saúde mental dos profissionais da área, a partir de uma cartilha digital, para abordar o tema de forma leve e objetiva”, comenta Janice.

De acordo com a docente, a iniciativa tem como propósito beneficiar os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia. “Esses profissionais estão expostos à ameaça de transmissão, longas horas de trabalho e alta carga emocional, o que acarreta em alto risco de exaustão física e mental”, contextualiza.

Conforme a mestranda Francini de Oliveira Rodrigues, a cartilha traz orientações sobre os sintomas, que são indicativos das doenças mentais, assim como apresenta dicas de como trabalhar a saúde da mente, através das práticas integrativas: meditação, fitoterapia, yoga, homeopatia, acupuntura, reiki, musicoterapia. “É importante ficar atento às evidências. Buscar uma alimentação equilibrada e cuidar da mente para enfrentar esse momento difícil”, reitera.

A cartilha pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://home.unicruz.edu.br/informacoes-ppgais/#noticias