Enade, CPC e IDD

Unicruz divulga avaliação dos Cursos de Graduação

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. Seu cálculo leva em consideração a avaliação de desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo e os insumos referentes às condições de oferta: o corpo docente, a infraestrutura disponível e os recursos didático-pedagógicos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior (Conaes). A divulgação do CPC acontece no ano seguinte ao da realização do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Ainda, o conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes nesse exame, que leva em consideração o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos mesmos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, conforme informações extraídas do site do Inep.

Para ambas as avaliações, a nota máxima é 5.

A Universidade de Cruz Alta recebeu as notas dos Cursos avaliados em 2020:

Biomedicina – CPC 4

Estética e Cosmética: Enade 4

Engenharia Civil: CPC 4 e IDD 5

Engenharia de Produção: CPC 4, Enade 4 e IDD 4

A avaliação demonstra a qualidade dos Cursos, em diferentes aspectos: corpo docente; infraestrutura; atualização de conteúdos; articulação entre ensino, pesquisa e extensão, dentre outros.

O pró-reitor de graduação Régis Deuschle parabeniza os cursos, “os quais demonstram, através desses indicadores, o resultado do trabalho contínuo pela melhoria da qualidade do ensino no âmbito de cada curso, e que refletirão, mais adiante, no contributo que os egressos levarão para a sociedade”.

As inscrições para o Vestibular estão abertas. Clique aqui e visite o nosso Multiverso Vestibular.