Perspectiva de maior presencialidade

Ministério da Educação estabelece que as aulas presenciais devem ser retomadas no início de 2021

A Universidade de Cruz Alta está seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais, estaduais e federais desde o início da pandemia. Dentre as medidas de combate e prevenção à Covid-19 estão a organização para aulas remotas, aulas práticas e estágios com observância das medidas sanitárias e de distanciamento, adequações em todas as instalações da instituição para manter a segurança da comunidade acadêmica, barreira sanitária no acesso ao Campus e ao Hospital Veterinário e funcionamento do COE – Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação.

No dia 7 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou em edição extra do Diário Oficial a portaria nº 1.038, estabelecendo que todas as IES – Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, deverão retornar as atividades presenciais a partir de 1º de março de 2021, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. A portaria anterior, de nº 1.030, divulgada em 1º de dezembro, previa o retorno para 04 de janeiro de 2021, porém foi alterada.  A mesma portaria, de nº 1.038, também estabelece que as aulas presenciais poderão ser desenvolvidas remotamente, em caráter excepcional, por determinação das autoridades locais ou em função dos riscos emanados das condições sanitárias locais.

Nessa perspectiva, a Unicruz está organizando esse retorno de forma segura e comprometida com a saúde de seus alunos, docentes e colaboradores, a partir das medidas estabelecidas pelos protocolos de segurança, como tem sido realizado desde março deste ano. O reitor Fábio Dal-Soto ressalta que “o setor de educação precisa retomar as atividades presenciais, sob pena de prejuízos ainda maiores nos processos de aprendizagem. No caso da educação superior, a comunidade acadêmica é formada por adultos, o que facilita a observância dos protocolos estabelecidos pelos órgãos oficiais, tanto da área da saúde quanto da educação”.

Como o início das aulas para o próximo semestre, 2021/1, está previsto para 22 de fevereiro, a Unicruz se organiza para o retorno da presencialidade, mesmo que parcial. Todas as novidades acerca do retorno presencial serão divulgadas no nosso portal.