Ciência e contextos socioculturais

Unicruz realiza processo seletivo para o Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social

O Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz está com inscrições abertas para o processo seletivo. O Programa de Pós-Graduação é direcionado a Mestres das diversas áreas do conhecimento, como: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, atuantes no âmbito público ou privado, voltados à transformação, potencialização e desenvolvimento de contextos socioculturais.

Confira mais detalhes sobre o Programa:

Área de Concentração

Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Humano e Social

Linha 1: Linguagem, Comunicação e Sociedade

Essa linha objetiva a discussão de aspectos e questões que envolvem a linguagem em seus múltiplos fatores, como: língua, discurso, ideologia, narrativas de seu cotidiano; construção de sentido e significado das ações e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas e ambientais efetivadas pelas comunidades loco-regionais e a sua relação com o desenvolvimento humano e social, numa perspectiva global.

Linha 2: Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea

Essa linha objetiva: a discussão teórica das práticas que envolvem a problemática social, cultural, política, econômica e ambiental, numa abordagem ética e cidadã que perpassa os diferentes ciclos da vida; o desvelamento da intencionalidade, da repercussão, da (re)significação do sentido que estas práticas têm para os sujeitos, na busca pela efetivação dos direitos sociais e da dignidade humana.

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:

– Inscrições até: 17 de fevereiro de 2021;

– Período de seleção: de 22 de fevereiro a 05 de março de 2021;

– A seleção ocorrerá em três etapas:

1ª etapa: análise documental do Currículo Lattes comprovado e do projeto de pesquisa – ocorrerá de: 22 a 26 de fevereiro de 2021.

2ª e 3ª etapas: apresentação do projeto e entrevista – ocorrerá nos dias 01, 02, 03, 04 e 05 de março de 2021.

Observação: A apresentação das propostas e as entrevistas serão realizadas pelo Google Meet, mediante prévio agendamento a ser comunicado pela Secretaria de Pós-Graduação.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO NO DOUTORADO:

– Comprovante de Inscrição: disponível para inscrições on-line, no Portal de Inscrições do PPG/UNICRUZ: https://home.unicruz.edu.br/portal-de-inscricoes/

– Currículo Lattes documentado (com cópia dos comprovantes).

– Projeto de pesquisa com, no máximo, oito páginas (sem capa).

– Diploma de graduação (cópia autenticada).

– Histórico Escolar de Graduação.

– Diploma do Mestrado (cópia autenticada).

– Histórico Escolar do Curso de Mestrado.

– Carteira de Identidade (cópia).

– Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia).

– Taxa de Inscrição: R$ 82,00 (oitenta e dois reais).

– Comprovante de proficiência em uma língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), realizada nos últimos 5 anos.

– Observação: É condição para a Qualificação da tese de Doutorado a apresentação do comprovante de proficiência em uma segunda língua estrangeira.

– Os estrangeiros deverão apresentar comprovante de proficiência em língua portuguesa, exceto quando esta língua for oficial no país de origem, ou quando o aluno é proveniente de país cujo idioma oficial é espanhol.

– Será aceita a inscrição de candidato ao Doutorado que estiver com data de defesa de dissertação de Mestrado marcada, desde que apresente o Histórico Escolar dos semestres concluídos, matrícula do último semestre que está cursando Mestrado e documentação comprovando a data marcada para a defesa de dissertação, devendo apresentar o diploma no ato da matrícula.

– O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito via boleto bancário, o qual será emitido após a inscrição ser efetuada e confirmada no endereço eletrônico https://home.unicruz.edu.br/portal-de-inscricoes/.

– A documentação deverá ser entregue exclusivamente pelo correio (SEDEX).

Endereço para Envio da Documentação: Secretaria de Pós-Graduação – Prédio 07 Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães Rodovia Municipal Jacob Della Méa, Km 5.6 – Distrito Parada Benito Cruz Alta, RS. CEP 98.020-290

PROCESSO DE MATRÍCULA:

– As matrículas serão realizadas junto à Secretaria Acadêmica da UNICRUZ, no período de 15 a 26 de março de 2021.

– Observação: Poderá ocorrer alteração nas datas em razão do afastamento controlado, em conformidade com as normas dos órgãos dirigentes.

Clique aqui e confira o edital completo!