Agenda na Assembleia Legislativa RS

Universidade de Cruz Alta representada no Seminário Virtual Competitividade pelo Rio Grande

Na última quinta (24) o professor Fábio Dal-Soto, reitor da Unicruz, participou do Seminário Competitividade pelo Rio Grande – Juntos para recomeçar, o sexto evento regional do projeto, no qual foram debatidos vários assuntos para a retomada do crescimento econômico da região central.

Também estavam presentes o Deputado Ernani Polo, Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Federal Dr. Pedro Westphalen, o Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza, o Prefeito de Agudo Valério Vili Trebien, o Presidente da CCGL Caio Vianna, o Vice-Presidente da Aprosoja Irineu Orth e o Presidente da Abiarroz Elton Doeler.

A temática central foi a competitividade pós-pandemia. O Reitor Fábio Dal-Soto ressaltou a importância da atuação conjunta universidade-empresa-governo para o desenvolvimento econômico e social e a aproximação da universidade com a sociedade em geral como via de mão dupla.

Ainda, abordou a importância do fomento aos ambientes de inovação e empreendedorismo, como incubadoras, parques tecnológicos, transferência de tecnologia, geração de novas empresas baseadas no conhecimento, aplicadas às vocações regionais e, também, para a diversificação da matriz produtiva. A mudança na realidade de algumas regiões do país e, em diversos países no mundo, por meio da colaboração universidade-empresa-governo é um tema de amplo interesse, já que há inúmeros exemplos do sucesso dessa colaboração, inclusive no nosso Estado.

Acerca das temáticas debatidas no evento, o Reitor Fábio Dal-Soto salienta que “gradualmente, precisamos alinhar as mentalidades de todos os atores a respeito da importância dessas temáticas e direcionar os nossos esforços para a estruturação de ambientes de inovação, dentro e fora da universidade. É isso que se tem observado nas regiões que emergem e se renovam na sociedade atual”.

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.