Ciência a serviço da sociedade

Unicruz inicia oficialmente os testes da Covid-19

Para possibilitar a detecção molecular do novo coronavírus, a Universidade colocou à disposição um laboratório do Campus, que ficará temporariamente atendendo somente esta demanda, e uma equipe formada por 5 biomédicas, 1 farmacêutica e 1 biólogo. Ontem (02) a Vigilância Sanitária de Cruz alta fez a última inspeção no Laboratório, que passa, a partir de hoje, a realizar os testes.

O laboratório de diagnóstico molecular da Covid 19 fica localizado no prédio 1 do Campus da Unicruz. O espaço físico conta com mais de 7 salas de trabalho. Os ambientes foram organizados de acordo com os requisitos de biossegurança.  O laboratório é composto por sala de recepção, de recebimento das amostras, sala de extração de ácidos nucleicos, de Pré PCR e Sala de PCR. Também, conta com um vestuário para que os profissionais que trabalharão na atividade façam a troca de roupa, além de sala de paramentação, onde serão vestidos os equipamentos de segurança individual.

Essa conquista para a comunidade regional faz parte do Termo de Colaboração assinado no dia  28 de maio entre a Unicruz e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí – Comaja, que prevê a realização de dois mil testes para as cidades pertencentes ao Consórcio, mais da metade destes destinados a Cruz Alta.

“Isso demonstra a nossa capacidade interna de rápida mobilização. A Universidade já possuía alguns equipamentos para os testes, mas também precisou de uma reestruturação para a montagem específica desse laboratório de diagnóstico em termos de estrutura e pessoal. A partir da elaboração de um projeto, apresentado à Prefeitura, contamos com a interlocução do Prefeito Vilson Roberto junto ao Comaja. Agradecemos ao Prefeito Vilson Roberto de Cruz Alta e ao Prefeito Volmar Amaral de Saldanha Marinho, Presidente do Comaja, os quais foram fundamentais para a concretização desse espaço. A abertura do laboratório demonstra o comprometimento da Unicruz com a região. Isso está na gênese da nossa instituição, que coloca a ciência a serviço da sua comunidade. Sobre os testes, enquanto não temos vacina, a estratégia de testar é fundamental para evitarmos que sejamos vetores de transmissão. A identificação dos casos pode auxiliar no processo de ativação da economia local”, ressalta o Reitor da Unicruz Professor Fábio Dal-Soto.

“Além da reestruturação em termos de infraestrutura, a Universidade também trabalhou nas medidas de biossegurança e treinamentos. No dia 01 de julho, foi realizado um encontro virtual de capacitação com as Secretarias de Saúde de todos os municípios que serão atendidos, para os quais foram disponibilizados os Kits de testagem. O objetivo da ação foi orientar os profissionais que farão a coleta dos materiais para os exames”, informa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, professora Janaina Coser, que exalta a importância do Comaja e das Prefeituras envolvidas nesse projeto.

O investimento para aquisição dos insumos necessários para execução das análises totaliza aproximadamente R$ 560 mil. Destes, R$ 235 mil foram repassados pelo Comaja para materiais de consumo e cerca de R$ 324 mil são contrapartida da Unicruz para disponibilização da infraestrutura, equipamentos e recursos humanos.

A triagem da infecção pelo SARS-CoV-2 será realizada por método molecular de RT-qPCR, conforme protocolo Charité. A capacidade estimada é de até 30 amostras diárias, com resultados liberados aos municípios em no máximo 72 horas.

Vale salientar que o fluxo de chegada e saída das amostras no laboratório será realizado somente pelas Secretarias de Saúde dos municípios.

Equipe de profissionais que trabalharão à frente da testagem da Covid-19

Visita do Prefeito Vilson Roberto, da Secretária de Saúde, Marindia Santos e Secretária Geral de Governo Estela Fagundes, as instalações do Laboratório Covid-19