Vestibular: Dicas para a redação

Professora da Unicruz aponta detalhes que podem fazer a diferença na hora da prova.

Por ser a principal porta de entrada para o Ensino Superior, o vestibular requer preparação. Na Universidade de Cruz Alta, o processo seletivo tradicionalmente consiste em uma prova de redação. Na edição de inverno, a novidade fica por conta de que o procedimento será realizado totalmente on-line: o candidato receberá informações de acesso e fará a redação pela internet, respeitando a data escolhida e o horário informado no formulário de inscrição.

Mesmo com a novidade, alguns cuidados na hora de elaborar o texto seguem os mesmos. Os professores do Proenem/Unicruz, Leandro Renner Moura e Ieda Linck, dão dicas para o momento da redação.

1 – Faça a leitura dos textos motivadores que acompanham a proposta de redação; eles são essenciais para compreender o tema.

2 – Antes de iniciar sua redação, organize um banco de ideias; reúna informações, dados e argumentos, para melhor definir as partes do texto.

3 – Na hora da escrita, mantenha-se fiel à estrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), respeitando a norma padrão da língua portuguesa.

4 – Utilize conceitos das várias áreas do conhecimento em defesa do seu ponto de vista.

5 – Para uma boa escrita no teclado do computador, a dica é revisar a versão final, observando eventuais erros de digitação, espaçamento, margens e divisão de parágrafos.

As inscrições para o Vestibular de Inverno da Unicruz estão disponíveis até 21 de junho através do site www.unicruz.edu.br/vestibular. Há três opções de data para realização da prova: 28 de junho, 30 de junho e 1º de julho.

vestibular@unicruz.edu.br
www.unicruz.edu.br/vestibular