Confirmado

Capes concede parecer favorável para criação do primeiro doutorado da Unicruz.

A Universidade de Cruz Alta avançou uma importante etapa no objetivo de consolidar o seu primeiro curso de doutorado. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a proposta submetida pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. O resultado foi divulgado na plataforma da Capes na manhã desta sexta-feira (13).

O parecer favorável levou em conta quatro quesitos: condições asseguradas pela instituição, proposta do curso, dimensão e regime de trabalho do corpo docente e produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa. Todos os quesitos foram satisfatoriamente atendidos. A notícia foi comemorada pelo reitor Fábio Dal-Soto. “A aprovação representa um avanço muito significativo em relação à verticalização do conhecimento. Ratifica também um trabalho iniciado há cerca de uma década. Agora, com esse objetivo alcançado, teremos uma nova fase, muito produtiva e positiva, que é possibilitar formamos profissionais no mais alto nível na Universidade de Cruz Alta”, enfatizou.

A coordenadora do PPG, professora Carla Tavares Alves, também exaltou o momento e adianta quais serão os próximos trâmites a serem tomados pela Unicruz para efetiva implementação do doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social: “Trata-se de um marco regional e institucional, que impulsionará o desenvolvimento da região de abrangência da IES, considerando que os futuros doutores estarão aptos a articular práticas socioculturais inovadoras de impacto social, econômico e ambiental. Na próxima semana, os docentes já estarão se reunindo para articular as ações necessárias, a fim de que seja dado início ao processo de oferecimento de vagas para a primeira turma de doutorandos da Unicruz”.

O PPG já possui um mestrado consolidado na mesma área, este reconhecido pela Capes com nota quatro.