Imigrantes pelo mundo

Imigrantes pelo mundo

O Mestrado promoveu a 6ª edição do Simpósio em Práticas Socioculturais.

Os encontros promovidos pelo Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social aconteceram no Campus da Universidade. As atividades foram desenvolvidas em momentos distintos, com a Mostra de Trabalhos em Práticas Socioculturais, Encontro com Movimentos Sociais e egressos do programa.

Na noite do dia 03 de outubro, aconteceu no miniauditório do Campus a palestra com o professor Jurandir Zamberlan, que trouxe para debate a temática sobre as imigrações pelo mundo. O docente apresentou dados em âmbito internacional, nacional e regional evidenciando a relação socioeconômica e cultural.

Zamberlan, também destacou a importância deste assunto nos dias atuais e fez referência às dificuldades e a movimentação dos imigrantes pelo mundo, dando destaque para as dificuldades que passam para conseguirem melhores condições de vida. No dia 04 de outubro, o Simpósio promoveu uma roda de conversa com imigrantes senegaleses que vivem na região do Alto Jacuí, na ocasião eles falaram sobre as suas experiências de vida.