O papel da Universidade

Temática foi abordada da aula inaugural do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz.

A aula inaugural do segundo semestre de 2019, aconteceu no dia 16 de agosto, no miniauditório do Campus da Universidade. Quem palestrou no encontro foi o professor Dr. Luis Gustavo Durigon, que conversou com os presentes sobre o Contexto Histórico, Social e Cultural do País na Atualidade e o Papel da Universidade.

Em sua fala o docente da Unicruz explanou sobre as considerações históricas da universidade, perpassando por momentos importantes que ajudaram na construção e evolução do conceito. O professor destacou alguns momentos distintos como o movimento iluminista, o governo de Luis XIV, a Queda da Bastilha e fez um resgate do surgimento da universidade no Brasil. Por fim o palestrante propôs uma reflexão aos presentes no encontro, qual o papel da universidade na contemporaneidade? Produzir conhecimento? Produzir mão de obra especializada? Produzir ideologia?