Agenda na AL-RS

Representantes de IES do Comung destacam potencialidade para promover desenvolvimento.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) motivou, na manhã desta quarta-feira (10) um encontro na Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), a fim de descrever as potencialidades das instituições comunitárias como parceiras do Estado na busca de desenvolvimento econômico e social. O café da manhã reuniu mais de 20 deputados estaduais, liderados pelo presidente Luís Augusto Lara, e pelo representante do governador Eduardo Leite, o secretário de Inovação, Ciência e tecnologia, Luís da Cunha Lamb.

A presidente do Comung e reitora da Unisc, professora Carmem Lúcia de Lima Helfer, destacou algumas iniciativas já implementadas pela Assembleia, como as frentes parlamentares de apoio às comunitárias e à ciência e tecnologia. Também afirmou que é preciso perceber o importante papel das instituições de ensino superior para superar os momentos difíceis pelos quais o país vem passando.

O evento teve forte destaque para Bagé e região, uma vez que a vice-presidente do Comung, a reitora da Urcamp professora Lia Maria Herzer Quintana, mobilizou lideranças regionais como o próprio presidente da Assembleia, o deputado Luis Augusto Lara, em torno do tema, e, ainda, o deputado Luiz Fernando Mainardi, que já foi prefeito de Bagé.

“As universidades e a inovação são o segredo dos principais países do mundo, onde houve crescimento econômico e desenvolvimento social. Não há melhoria nas condições de produção e de vida das populações sem investimentos e apoio às instituições de ensino superior. Então, isso não deve ser diferente no Brasil e no Rio Grande do Sul”, analisa.

A Unicruz foi representada na agenda pelo pró-reitor de Administração, Carlos Eduardo Tavares.

Créditos: Josemar Santos