FAQ do híbrido

Sem mística: o ensino híbrido é mais simples do que você imagina.

Cabeças de leão, cabra e dragão (esta, cuspia fogo). Um par de longas asas. Cauda de serpente. A quimera foi uma figura mitológica que por anos povoou o imaginário da Grécia Antiga, especialmente por conta de seu corpo ser formado por partes de animais diferentes. Essa fusão de elementos, antes presente em abundância na ficção, hoje é inspiração para proporcionar novos formatos de ensino.

A Unicruz está inaugurando neste vestibular os cursos híbridos, opções que unem a aplicação de teorias em ambientes virtuais com a prática em laboratórios instrumentais. O conceito permite que os estudantes tenham mais flexibilidade para estudar, sem deixar para trás os benefícios da vivência universitária.

Se por um lado o aprendizado online proporciona conforto, por outro o presencial cria situações que podem fazer a diferença na carreira profissional, como o contato com experiências comuns no mercado de trabalho e o estabelecimento de redes de relacionamento, o conhecido networking. Mas afinal, o que é o ensino híbrido? A Unicruz preparou um FAQ (do inglês frequently asked questions ou, traduzindo, perguntas mais frequentes) para provar que, ao contrário da quimera, cursos híbridos não são nenhum monstro de três cabeças. Tampouco de sete.

O que são cursos híbridos?

Pela legislação do MEC, há duas modalidades de curso: presencial e EAD. Entretanto, universidades que possuem aval para ofertar cursos a distância podem optar por integrar à grade curricular disciplinas e atividades práticas. Daí vem o termo cursos híbridos.

Por que a Unicruz ofertar essa modalidade?

Há uma tendência na Educação Superior para cursos a distância com maior presencialidade, e as IES estão modificando sua oferta. Muitas pessoas preferem ou têm necessidade de otimização do tempo, com menos atividades presenciais e mais possibilidade de organizar horários de estudos. Atenta à nova realidade da sociedade, a Unicruz está aproveitando recursos e tecnologias e adequando seus processos de ensino-aprendizagem, sem deixar de dar atenção aos já tradicionais cursos presenciais.

Como as aulas acontecem?

Aulas a distância dispõem de diversos recursos, mas a prioridade da Unicruz é por utilizar metodologias ativas. Basicamente os alunos têm acesso a materiais teóricos como preparação para os encontros práticos. O conteúdo online é encaminhado através de um ambiente virtual de aprendizagem em formatos como artigos, slides, infográficos e vídeos. Ainda há a possibilidade de exibição de videoaulas e de atividades em tempo real em fóruns e chats, que permitem a interação instantânea entre professores e estudantes. O sistema de avaliações será semelhante ao dos cursos presenciais: periodicamente, haverá provas e outros testes teóricos e práticos sobre o que foi ensinado no decorrer do semestre.

Os encontros presenciais dos cursos híbridos serão juntos com os dos alunos do sistema presencial?

Como são metodologias diferentes, os encontros não são integrados. Entretanto, nada impede que haja momentos com participação de ambas as modalidades em seminários e semanas acadêmicas, por exemplo.

A validade do diploma é a mesma do presencial?

Sim. Nem o diploma de conclusão, nem o histórico, descrevem a modalidade do curso.

Quais são as graduações híbridas oferecidas?

Os primeiros cursos da Unicruz nesta modalidade são Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, com 100 vagas em cada.

Vestibular: Quando, onde, como?

O processo seletivo poderá ser agendado pelo próprio candidato, tendo como opção as seguintes datas:

– 27/6, às 14h30 ou às 19h30, no Espaço Unicruz Centro (Avenida Presidente Vargas, 1295).
– 28/6, às 8h30, no Espaço Unicruz Centro.
– 30/6, às 15h, no Camps Universitário.

A prova para cursos híbridos consistirá na elaboração de um memorial descritivo. Importante: candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em provas realizadas entre 2014 e 2018 podem aproveitar a nota da redação e estão dispensados do Vestibular de Inverno. O interesse deve ser manifestado durante o preenchimento da inscrição, no site da Unicruz.

Quando começam as aulas?

Segundo o Calendário Acadêmico da Unicruz, o início do semestre letivo está previsto para 29 de julho.

As inscrições para o Vestibular de Inverno estão disponíveis clicando aqui.

vestibular@unicruz.edu.br