Prazer, Unicruz Univates EaD

Convênio assinado entre duas IES representa um novo momento para o Ensino Superior na região de Cruz Alta.

A Universidade de Cruz Alta e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) firmaram um convênio que favorecerá especialmente a comunidade do Alto Jacuí. Através da parceria celebrada entre as IES, a Unicruz passará a ofertar vagas em todos os cursos de graduação da modalidade Ensino a Distância (EaD) da Univates. A assinatura aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), em Cruz Alta, com presença de lideranças das duas universidades.

Os conteúdos gerados pela Univates, e que poderão ser aproveitados pela Unicruz, são disponibilizados em um ambiente virtual, permitindo que os acadêmicos tenham liberdade para organizar horários de estudo e mantenham contato com professores e tutores. Os cursos são compostos por quatro módulos de 200 horas, com prova presencial ao término de cada um. Para facilitar o atendimento à comunidade regional, a Unicruz irá criar polos físicos nas cidades de Júlio de Castilhos, Ibirubá, Tupanciretã e Tapera.

“Essa parceria nos traz uma grande vantagem: termos uma inserção regional com toda a credibilidade que a Unicruz vem construindo ao longo de sua história. É uma oportunidade de buscarmos nossas sinergias e trazer alternativas para jovens que têm que procurar outras instituições para dar início ou continuidade no Ensino Superior”, exaltou o reitor em exercício da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne.

A reitora da Unicruz, Patrícia Bianchi, também comemorou a iniciativa, destacando as semelhanças entre as IES envolvidas. “A Univates sempre foi uma instituição muito próxima e com as características muito parecidas com as nossas. Nos identificamos muito com ela, com o trabalho de excelência que realizam, e firmar uma parceria assim nos enche de orgulho”.

Cursos e seleção

São 16 as graduações a distância ofertadas atualmente pela Univates: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (superior de tecnologia), Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Contábeis, Educação Física (licenciatura), Gestão Financeira, Gestão de Cooperativas (superior de tecnologia), Gestão de Micro e Pequenas Empresas (superior de tecnologia), Gestão de Recursos Humanos (superior de tecnologia), Gestão de Tecnologia da Informação (superior de tecnologia), História (licenciatura), Letras (licenciatura), Logística (superior de tecnologia), Marketing (superior de tecnologia), Pedagogia (licenciatura) e Processos Gerenciais (superior de tecnologia).

Os períodos de seleção serão divulgados dentro das próximas semanas, e consistirão em provas de redação agendadas e aplicadas nos polos que serão instalados pela Unicruz em municípios da região. Também há possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou apresentação de histórico escolar de IES.

Sediada em Lajeado, a Univates é uma instituição comunitária de Ensino Superior com 50 anos de história. É a principal referência em ensino no Vale do Taquari e integra juntamente com a Unicruz o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o maior sistema de Educação Superior em atuação no RS.