Direito em pauta

Direito em pauta

Em Semana Acadêmica, estudantes da Unicruz ampliam conhecimento sobre questões jurídicas.

:

Desde terça-feira (06), discentes em Direito da Unicruz estão tendo a oportunidade de expandir seus horizontes intelectuais acerca de assuntos relacionados à área. A Semana Acadêmica promovida pelo curso de graduação levou ao Campus Universitário especialistas em diferentes temas para a condução de palestras. Mediação de conflitos, judicialização da saúde, descolonização do pensamento jurídico e Filosofia do Direito foram os tópicos abordados.

“[A judicialização da saúde] é um assunto relevante hoje em dia por causa da demanda que é feita em relação ao Poder Judiciário. Muitas vezes o cidadão, diante da recusa do Poder Público para receber medicamento ou ação de saúde, precisa recorrer ao Judiciário. A alta demanda está causando um problema, então a busca de soluções é um assunto bastante discutido nos tribunais superiores”, explica o procurador do Estado e um dos palestrantes da Semana Acadêmica, Thiago José Temudo de Araújo.

Lançamento de livros

Duas obras foram lançadas durante o Café com o GPJur – Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos: “Direitos Sociais e Narrativas Processuais”, de autoria do professor Marcelo Cacinotti Costa e do promotor de justiça Vinicius Lima, e “Cidadania, Democracia e Direitos Humanos”, organizado pelos docentes Denise Tatiane Girardon dos Santos, Raquel Buzatti Souto e Tiago Anderson Brutti. “As temáticas estão relacionadas com as linhas de pesquisa do GPJur, que abrange também pesquisadores de áreas afins. As linhas são Constituição, processo e democracia e República, Estado e sociedade contemporânea”, descreve o professor Tiago.

A Semana Acadêmica do curso de Direito encerra hoje (08) à noite com uma palestra e as apresentações de trabalhos da III Mostra Científica do GPJur.