Missão: Redação nota 10

Missão: Redação nota 10

Confira seis dicas de professores do Proenem/Unicruz para elaboração de uma boa redação.

:

Os candidatos do Vestibular de Verão da Unicruz têm menos de duas semanas para se prepararem para a prova única de redação. Com o processo seletivo confirmado para 02 de dezembro, às 16h, no Campus, é hora de intensificar os estudos acerca de questões que tangem a elaboração do texto dissertativo-argumentativo. Dois professores do Proenem – curso preparatório que a Unicruz oferece anualmente para o Exame Nacional do Ensino Médio –, Ieda Linck e Leandro Renner Moura, colaboraram com seis dicas para os vestibulandos:

#1: “F5” mental
Mantenha-se atualizado em relação aos fatos (sociais, políticos, culturais, ambientais, etc) que ocorrem no Brasil e no mundo, lendo revistas e jornais. Só assim, você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar de forma consistente sobre o tema proposto. A escrita é, sim, resultado da leitura.

#2: Leia, releia e leia novamente a prova
Leia com máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender o que dizem os textos motivadores. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação. Isso evita tangenciar o tema proposto.

#3: Esqueleto da redação
Faça, antes da redação, um roteiro (esquema), e na hora de passar a limpo seu texto, realize uma atenta revisão gramatical e linguística. Não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Utilize, para tanto, a pontuação de forma correta. Essa prática garante clareza e objetividade textual.

#4: Direto ao ponto
Escolha argumentos fortes, legítimos e pertencentes ao universo de discussão do tema. Procure adequar o conteúdo do texto com o mundo real. Evite divagar, pois você pode não conseguir retornar e conduzir o texto de forma coerente. Seja convincente, sem ser invasivo.

#5: Português, e só
Independente do gênero textual exigido, use, sempre, a língua padrão. Não utilize a linguagem regional, popular, gíria ou internetês. Lembre-se: você está escrevendo para uma situação formal.

#6: Apresentando saídas
Não esqueça de finalizar sua redação, indicando soluções e possíveis caminhos para resolver o problema apresentado. Pense em medidas, métodos e ações coerentes para marcar sua contribuição. Não adianta apenas criticar, sem apontar possibilidades de mudança.

As inscrições para o Vestibular de Verão da Unicruz seguem abertas através do site www.unicruz.edu.br/vestibular.