Dever cumprido

Operação Pantanal: Unicruz tem a participação de mais de 650 pessoas nas oficinas

Uma experiência que pode transformar acadêmicos e professores, esse é o Projeto Rondon. De 06 a 22 de julho a equipe da Unicruz participou da Operação Pantanal que aconteceu no estado do Mato Grosso do Sul, o destino do grupo da Instituição foi o município de Terenos, local que tem pouco mais de 17 mil habitantes. Neste período foram realizadas 28 oficinas que abordavam o desenvolvimento de trabalho e renda com a comunidade. A equipe de rondonistas da Unicruz visitou três assentamentos, mais a área urbana do município, contabilizando a participação de 670 pessoas nas atividades desenvolvidas pela Instituição.

No entanto a operação nacional do Projeto Rondon vai muito além dos números, e sim das experiências vividas pelos alunos com a comunidade local. O rondonistas João Paulo, acadêmico do curso de Farmácia, destaca que é uma experiência muito emocionante e gratificante. Já para Rocheli Ceccon, aluna do curso de Agronomia da Unicruz, a parte mais marcante da operação foi a parte prática, já que teve uma resposta imediata da comunidade que aderiu às oficinas e estava ávida por conhecimento.

Para encerrar essa trajetória o grupo compartilhou um pouco da cultura do nosso Estado através de uma mostra cultural. A apresentação foi da dança Maçanico, uma das músicas mais animadas e conhecidas do Rio Grande do Sul. Por mais que a participação dos alunos em uma operação nacional seja possível apenas por uma vez, o legado vai junto deles para o resto da vida. Afinal rondonista é sempre rondonista.