Novas gerações, novos métodos

Na abertura do Seminário de Educação no Mercosul, palestrante alerta para a necessidade de repensar o ensino nas escolas.

As mudanças sociais e tecnológicas que estão transformando o processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas escolas, foram pano de fundo da abertura do Seminário Internacional de Educação no Mercosul. A solenidade inaugural do evento organizado pela Unicruz aconteceu ontem (08) à noite, na Casa de Cultura Justino Martins, e teve como ministrante o professor espanhol Miguel Zabalza. Após a fala de lideranças institucionais e de uma apresentação artística, o palestrante enfatizou que as novas gerações exigem metodologias diferentes dentro da sala de aula.

“As crianças são muito mais tecnológicas. Elas não estão muito acostumadas a escutar e pensar naquilo que escutam, mas sim a ver e a manipular as coisas para, desse jeito, aprender. Um tipo de ensino nas escolas que era muito da fala do professor agora deve ser mais de preparar o ambiente para que os alunos possam aprender”, explica Zabalza.

Também ontem, o Campus recebeu um encontro da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Rede Cidir), a qual a Unicruz é uma das integrantes. Na ocasião, representantes de IES da Rede debateram sobre programas de pós-graduação.

O Seminário de Educação no Mercosul está em sua 18ª edição e acontece até sexta-feira (11), com atividades no Campus Universitário e na Casa de Cultura.