Fios que motivam

Projeto do curso de Estética e Cosmética está produzindo perucas para pacientes com câncer.

A quimioterapia é procedimento necessário para o tratamento do câncer, porém um dos efeitos colaterais afeta a autoestima dos pacientes: a queda de cabelo. Buscando uma solução paliativa para este público, o curso de Estética e Cosmética da Unicruz elaborou um projeto para confeccionar perucas que serão distribuídas gratuitamente. Algumas mechas de cabelo já foram doadas por salões de beleza de Cruz Alta, pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e por próprias ações realizadas pelo Tecnólogo da Universidade. A etapa atual é de ensinar: cabeleireiros e professores estão repassando para estudantes como as perucas são produzidas em oficinas semanais no Novo Espaço Unicruz Centro. A intenção é que os acessórios sejam entregues prontos à Liga, que fará a doação aos pacientes.

“As técnicas envolvem a produção de perucas com cabelo natural, então o nosso projeto vai depender da solidariedade coletiva. Queremos contemplar de forma integral os pacientes”, salienta a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Christiane Giacomolli.

O projeto ainda conta com a inserção do curso de Ciência da Computação, que está desenvolvendo um software para simulação de looks em sobreposição a fotografias reais da pessoa. Alguns salões de beleza cruz-altense são parceiros do projeto da Unicruz. No momento do corte, basta informar o interesse em doar as mechas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. A presidente da entidade, Clarisse Silveira Netto, também convoca as pessoas a colaborar.

Quando a pessoa está fazendo quimioterapia e o cabelo começa a cair, a autoestima dela vai lá embaixo. Esse projeto da Unicruz pode ajudar até na recuperação dos pacientes”, comenta a presidente da Liga Feminina, Clarisse Silveira Netto.

Estética e Cosmética e Ciência da Computação são dois dos cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da Unicruz. A prova de redação será em 24 de junho, e as inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/vestibular.