Acompanhando o acerto de contas

Estudantes de Ciências Contábeis ajudam contribuintes na declaração do Imposto de Renda.

Declarar o Imposto de Renda é um procedimento que dá dor de cabeça para muita gente. O que deve constar no formulário e em quais campos preencher são algumas das perguntas mais frequentes de quem é leigo no assunto, mas todo ano precisa prestar contas. O curso de Ciências Contábeis da Unicruz promoveu na noite de ontem (10) uma oficina para auxiliar contribuintes. Cerca de 20 alunos estiveram à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar na declaração. A dona de casa Sara Soares ficou sabendo da atividade pelo noticiário da TV e viajou de Pejuçara a Cruz Alta para buscar instrução. “Eu não sabia fazer nada, sempre pagava para alguém fazer a declaração comigo. Agora tirei várias dúvidas. Os alunos foram muito atenciosos”, disse.

E não é só a comunidade que ganha com a realização da oficina, que está em seu quarto ano: os estudantes aproveitaram a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. A turma envolvida está no sétimo semestre e matriculada na disciplina de Planejamento Tributário. Um dos alunos é Geovane Klein. Próximo de se formar em Ciências Contábeis, ele considera a prática um ótimo exercício para a profissão na qual se prepara. “É bem legal porque nós aprendemos como fazer o procedimento. É algo requisitado todos os anos ao profissional contábil”.

Mas para tudo sair bem, existe uma mobilização que antecede a oficina, como explica a professora Luciana Porciúncula, que estava supervisionando a atividade. “A gente faz uma atividade anterior à oficina. Em aula, esclarecemos algumas questões para que esse momento seja um complemento de ensino”, diz.

Quem perdeu o auxílio terá uma nova oportunidade na próxima semana: no dia 17 de abril, a turma de Ciências Contábeis estará novamente no Laboratório 1 do Prédio 12 do Campus prestando assistência gratuita aos contribuintes. Lembrando que o prazo final para declaração do Imposto de Renda é o dia 30 de abril.