Etapa cumprida

Curso de Fisioterapia apresenta novos resultados do projeto que avalia a saúde de agricultores.

O curso de Fisioterapia da Unicruz encerrou na quarta-feira (28) mais um ciclo do projeto de extensão que investiga a saúde de trabalhadores rurais da região. Executada desde 2015, a iniciativa conta com apoio da Emater/RS para coletar dados de famílias atuantes na atividade leiteira, bem como promover oficinas e capacitações que tragam melhorias à qualidade de vida das pessoas engajadas. O grupo participou de um encontro no Miniauditório do Campus para socialização dos resultados finais, com direito a entrega de relatórios individuais e momentos de entretenimento.

Em âmbito geral, o estudo identificou problemas fisiológicos nas pessoas pesquisadas, porém a intervenção da Unicruz ocasionou em melhorias. “A maioria dos agricultores tem desvio postural, uma sobrecarga de trabalho, muita força na musculatura lombar e dores. Aconteceram muitas mudanças positivas, principalmente na qualidade de vida e na diminuição dos desconfortos corporais”, comenta a coordenadora do projeto, professora Themis Leal de Carvalho.

Ao longo do ano passado, os trabalhadores foram submetidos a uma bateria de testes físicos, como dinamometria lombar, força de preensão manual e flexibilidade corporal. Profissionais da Emater/RS também estiveram envolvidos na amostragem conduzida pela Unicruz, conjuntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e com o Instituto de Tecnologia de Clermont-Ferrand (IUT), da França.

“A proposta é bastante interessante porque ela faz um diagnóstico da realidade do trabalhador rural, algo que muitas vezes ele não percebe. Com os professores e acadêmicos da Unicruz, foi possível confrontar dados”, avalia a extensionista do escritório de Salto do Jacuí da Emater/RS, Tânia Treviso.

Angela Bottega, de 62 anos, foi uma das 40 pessoas analisadas em 2017. A produtora rural de Boa Vista do Incra relata que as atividades ministradas pelo curso de Fisioterapia, que envolviam exercícios de alongamento e oficinas de dança, amenizaram as dores na coluna ocasionadas pelo trabalho braçal no campo, somado à idade avançada.

“O desempenho no serviço, a postura, as dores… mudou muita coisa. Agradeço a Emater e a Unicruz por ajudar nós, pequenos agricultores”, disse Angela.

Após a apresentação dos resultados, os presentes no Miniauditório fizeram uma confraternização de encerramento com dança e lanches. O projeto deve ter continuidade com a análise de um novo grupo de trabalhadores rurais da região, etapa que deve começar no mês de maio.