Resgates

Abertura oficial do Dia de Campo tem painéis sobre o histórico do curso de Agronomia e da Área Experimental.

Já consolidado no cenário estadual como um dos maiores eventos acadêmicos voltados ao agronegócio, o Dia de Campo da Unicruz chegou à sua quarta edição no início de outubro. A abertura oficial aconteceu na noite de terça-feira (03), com três painéis no Salão Nobre do Campus.

O professor José Luiz Tragnago apresentou a trajetória do curso de Agronomia da Unicruz, no qual atualmente é coordenador. A graduação é uma das tradicionais da Instituição. Foi criada em 1990, e desde então já formou mais de 500 profissionais. O feito foi exaltado pelo docente. “Temos egressos trabalhando do Oiapoque ao Chuí, então a marca do engenheiro agrônomo formado na Unicruz está presente em todo o Brasil”.

A breve vida da Área Experimental da Unicruz já coleciona alguns feitos. O coordenador do espaço, professor Mauricio Pasini, demonstrou a expansão e a modernização da Área ao longo de seus dois anos – e agora quatro dias de campo. Mas o começo foi de dificuldades. “No primeiro ano nós chegamos a colher cinco sacas de soja por hectare devido à existência de ferrugem. Vocês podem pensar que a Área não produz, mas se não tivermos situações para resolver, de nada serve o engenheiro agrônomo”, observou Pasini. Em contraponto, o docente reafirmou que o Dia de Campo já se tornou um momento de debates e demonstrações importantes no contexto regional. “As pessoas já estão vendo a Área Experimental como uma nova feira de agronegócio. Que outra universidade tem um evento assim? Eu desconheço”.

O sistema logístico estadual também foi pauta na abertura do Dia de Campo. O secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, abordou a situação da infraestrutura nos meios de escoamento de produção, especialmente as rodovias. Providências tomadas ao longo dos seus dois anos e meio frente à pasta e propostas a serem implementadas no Estado foram apresentadas aos estudantes da Unicruz. “Temos um custo logístico muito alto e isso torna o nosso agronegócio menos competitivo em comparação com o setor primário de outros países. O produtor rural é um bravo, é um homem que tem enfrentado todos os tipos de dificuldades e superado”.

O IV Dia de Campo da Unicruz tem programação até sábado (07), entre cursos, tours e painéis.