Unicruz em vaneira

Selecionada na Coxilha Nativista, música trata com bom humor as aventuras de quem estuda Medicina Veterinária.

O cotidiano de um estudante de Medicina Veterinária foi transformado em uma canção que será apresentada na 37ª Coxilha Nativista. O biomédico da Unicruz Eduardo Novakoski divide o seu tempo entre dedicar-se à responsabilidade técnica dos Laboratórios de Anatomia Humana e Animal, ao mestrado em Ciências Forenses e Criminais que está finalizando e a uma paixão peculiar: a música.

Natural de Sananduva, o jovem de 27 anos tem forte ligação com a Unicruz há pelo menos uma década. Edu – como também é conhecido – é formado na Instituição e inclusive presidiu o Diretório Central dos Estudantes na época em que era aluno de Biomedicina. Essa relação intensa com a comunidade acadêmica, especialmente ao estar envolvido diariamente com aulas práticas de cursos da área da saúde, culminou na vaneira “Pra Cursar Veterinária”, classificada na fase local do festival cruz-altense. A inspiração veio justamente do contato próximo que tem com docentes e discentes.

“Eu tenho uma vivência muito grande com os alunos, tenho amigos lá. Acompanhando a rotina deles e os comentários nos corredores do Campus, veio a ideia de compor uma música”, comentou Edu, que subirá no palco do Ginásio Municipal na noite da próxima quarta-feira (26) acompanhado de Elton Machado (gaita), Marcelo Dalla Nora (baixo), Diógenes Gutierres (violão), Régis “Cuca” Coradini (pandeiro) – também colaborador da Unicruz, Junior Scartão (bateria) e Marçal Furian (participação no verso). O músico ainda classificou outra canção na Coxilha Nativista, esta inspirada na obra “O Tempo e o Vento”, de Erico Verissimo.

Voltando à “Pra Cursar Veterinária”: a letra, também escrita por Edu, narra de forma bem-humorada a rotina de um acadêmico de Medicina Veterinária. Fala da preparação para provas, dos pontos de encontro dos estudantes e inclusive cita o nome de professores. “Gente, foi uma grande surpresa. Eu estava passando no corredor do Campus e o Eduardo perguntou se eu concordaria em ter meu nome mencionado na música. O curso é a minha paixão, trabalho na Unicruz há 15 anos. Foi uma alegria muito grande”, exaltou a professora Cristina Krauspenhar Rossato, coordenadora do curso e uma das “homenageadas” na letra de “Pra Cursar Veterinária”. “Vamos contagiar os alunos para que ela (a música) seja a mais popular da Coxilha”, ainda brincou a docente.

Embora a música mais popular do festival seja eleita apenas por integrantes da imprensa, “Pra Cursar Veterinária” promete ganhar o coração de quem já passou pela Unicruz e guarda com carinho as recordações da vida universitária.